• Carregando...

O movimento de consumidores em lojas de todo o país, já descontadas as influências sazonais, subiu 4,1% no mês de maio. É o maior crescimento mensal em quase cinco anos (desde agosto de 2007).

Segundo a Serasa Experian, responsável pelo levantamento, contribuíram para a alta a redução do IPI e o Dia das Mães.

No acumulado de 2012, a atividade varejista cresceu 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação de maio deste ano com maio de 2011, a alta chega a 9,8%.

Economistas da consultoria dizem que a redução do IPI de veículos e a volta dos "feirões" impulsionaram o movimento dos consumidores no segmento de veículos, fazendo-o crescer 4,9% (a maior alta mensal desde agosto de 2011). Em comparação com maio do ano passado, o indicador subiu 10,6%.

O Dia das Mães também contribuiu para o bom desempenho da atividade varejista, especialmente no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, que cresceu 3,2% (8% nos últimos 12 meses).

Outros setores

O segmento de material de construção puxou o indicador ao subir 3,1% no mês. Em 12 meses, o crescimento é de 10,3%.

Todos os seis segmentos consultados registraram variação mensal positiva. Supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (0,8%), combustíveis e lubrificantes (0,3%) e tecidos, vestuário, calçados e acessórios (0,2%) tiveram altas mais modestas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]