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Automóveis

Audi cobra dívida do governo e anuncia suspensão da produção no Brasil

    • Estadão Conteúdo
    • 25/09/2020 09:49
    A Audi voltou a dividir instalações com a Volkswagen no Paraná em 2015.
    A Audi voltou a dividir instalações com a Volkswagen no Paraná em 2015.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Arquivo/Gazeta do Povo

    O presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, disse na quinta-feira (24) que a empresa vai deixar de produzir o hatch A3 no país em dezembro e suspenderá toda a produção local por cerca de um ano para avaliar investimentos em um novo modelo. A empresa divide uma fábrica com a Volkswagen, sua controladora, no Paraná.

    A retomada de fabricação local, no entanto, depende de o governo federal acertar o pagamento de uma dívida pendente em créditos tributários desde o programa Inovar-Auto, criado em 2012 e encerrado em 2017.

    Segundo o executivo, serão necessários novos investimentos e remodelação da linha produtiva para a produção de um novo veículo. "Assinamos um compromisso de pagar e receber de volta e é difícil convencer a matriz alemã a investir num mercado que não é responsável em cumprir compromissos", afirmou. Hoje o A3 é o único modelo da marca com produção local e essa versão sairá de linha.

    Desde o ano passado há boatos de que a empresa deixaria de produzir automóveis no país porque os investimentos para fabricar as novas versões de A3 e Q3 seriam elevados. O Q3 nacional saiu de linha no início de 2019 e passou a ser importado, e o mesmo vai ocorrer com o A3. Roscheck, porém, afirma que os dirigentes da filial brasileira estão "preparados para lutar por um novo projeto", mas vai depender das discussões sobre essa pendência.

    Segundo a Audi, o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou, há cerca de um ano, que aceitaria pagar a dívida ao longo de dez anos – mas depois não voltou a falar sobre o tema. "Mesmo que o pagamento seja feito no longo prazo nós aceitamos, mas precisamos de uma decisão", diz Roscheck. Procurado, o Ministério da Economia não comentou.

    Segundo ele, ainda que ocorra um acerto, a empresa terá de manter a fábrica parada por pelo menos um ano para definição e adequações a um novo modelo.

    Como surgiu a dívida do governo com as montadoras

    O saldo remanescente é de R$ 290,7 milhões divididos entre as três fabricantes alemãs de carros de luxo Audi, BMW e Mercedes-Benz. Quando foi criado, o Inovar-Auto estabeleceu alta de 30 pontos porcentuais no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros importados para estimular a produção local.

    Um dos pontos do programa previa a devolução desse imposto extra pagos nos modelos importados de empresas que anunciassem projetos de produção local. O valor seria compensado a partir do momento em que a fábrica começasse a operar.

    Quando o Rota 2030, programa que substituiu o Inovar-Auto foi sancionado, no fim de 2018, a questão da dívida não foi citada no texto. O então presidente Michel Temer enviou para o Congresso o Projeto de Lei 10.590 estabelecendo o pagamento num prazo de cinco anos. O PL está parado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

    Gleide Souza, diretora de Assuntos Corporativos da BMW, afirmou que é preciso criar um mecanismo para liberar o crédito que está parado e a aprovação do PL é uma alternativa. Essa pendência, segundo ela, cria insegurança entre as empresas e pode inviabilizar novos projetos, embora não seja o caso da marca no momento. A Mercedes-Benz informou que "tem valor substancial a receber e está acompanhando o tema."

    As três fabricantes investiram R$ 1,7 bilhão para iniciar operações no País. A BMW construiu fábrica em Araquari (SC), a Mercedes em Iracemápolis (SP) e a Audi voltou a dividir instalações com a coligada Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) em 2015, onde já tinha produzido o A3 de 1999 a 2006.

    Junto com a Jaguar Land Rover, as quatro empresas do segmento premium têm capacidade produtiva de mais de 100 mil veículos ao ano, mas nunca chegaram nem à metade desse volume em razão, segundo alegam, das sucessivas crises econômicas.

    34 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
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    Comentários [ 34 ]

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    • S

      sebastião orlando machado

      ± 4 dias

      Infelizmente estas grandes empresas no passado se mancomunavam com os governos para reduzir custos de operações e aumentar os lucros dos seus produtos. Com aquela conversinha de que iriam gerar empregos e divisas, com certeza rolava mais alguns agradinhos aos governantes. Independente disso há um contrato, e infelizmente o Brasil tem que honrar sob pena de prejudicar ainda mais a sua imagem no exterior, já tão desgastada com o nosso judiciário que graças a sua militância costuma constantemente a seu bel prazer mudar o entendimento das leis gerando total insegurança aos novos possíveis investidores. Faz juz ao que andam dizendo nas redes. "o Brasil não é para amadores "

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      • A

        Armando

        ± 3 dias

        A Audi poderá deixar de produzir carros no Brasil em consequência, segundo a empresa, do não cumprimento de uma promessa de devolução de créditos tributários, feita pelo governo brasileiro. A produção do A3, modelo montado no Paraná, será interrompida em dezembro. A partir de então, haverá uma pausa de cerca de um ano.

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    • V

      Valdomiro

      ± 4 dias

      A direita tomou o Poder e não paga/reembolsa essas montadoras. Isso foi foi um excelente investimento à época e muito elogiado, então. Isso é quebra de contrato. Uma vergonha para o país, isso sim. Ao tomarem o poder, juraram que tudo ia melhorar de imediato e o que se vê, é isso e coisas piores. Pior foi o que o J. Lerner fez com os incentivos milionários em impostos à aquelas outras montadores, por 40 anos e ninguém diz que é herança maldita até hoje. Os pedágios, então, com preços absurdos, nem se fala. Pouca vergonha.

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    • W

      Walter

      ± 4 dias

      Mais uma "herança" petista...

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    • Z

      Zé Mané

      ± 4 dias

      Vão buscar subsídios em Cuba, Venezuela, Korea, países amigos do PT que gostava de subsídios. Subsídios são para pequenas empresas nacionais que geram milhares de emprego e nunca tiveram ajuda do governo! Sumam do Brasil !

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    • E

      EDNEI MAINARDES

      ± 4 dias

      Contratos precisam ser honrados. O desgaste na imagem externa de nosso país tem sido muito grande, atrasando e até inviabilizando muitos investimentos externos por aqui. Os maiores perdedores são os próprios brasileiros.

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      • L

        Leonardo Freitas

        ± 4 dias

        Amigo, eu tentei deixar claro que não estava defendendo que Governo atual lavasse as mãos. Mas por que a empresa não cobra o Maia ou o Alcolumbre (o caso está no Congresso) e prefere malhar o Judas? Outra coisa: alguém impediu a empresa de recorrer à Justiça? Não estamos falando de um pobre coitado que não tem conhecimento de seus direitos..,

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        Pedro Silva

        ± 4 dias

        Exatamente. Pessoal quer enxergar briga de PT x Bolsonaro em assuntos sérios. Contratos precisam ser honrados independente de quem governe, ou não haverão investimentos externos.

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    • H

      Hugo Dalla Zanna

      ± 4 dias

      Basta o governo acenar com um acordo que a gritaria acaba. É inegável essa "herança maldita", no entanto, com a situação favorável do câmbio para exportação talvez fosse o caso dessas marcas fazerem o seu dever de casa. Na minha visão de leigo, falta coragem para essas montadoras transformarem o Brasil numa plataforma de fornecimento para a América Latina. Acho que tem mercado suficiente!!

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    • R

      Ricardo Bellodi

      ± 4 dias

      Pobrezinhos, esses caras não têm vergonha na cara. O mundo em plena pandemia, o país passando por grandes dificuldades e o cara quer uma sinalização - não quer nem a grana - que vai receber. As montadoras no final custam muito caro e não é só no Brasil. É no mundo todo. Já com relação a Audi eu nunca gostei dos carros, agora é que não compro mesmo.

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        Armando

        ± 4 dias

        Nos paises de origem...Mercedes...Audi e BMW....também estão indo mal.

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    • S

      Salo

      ± 4 dias

      Quem recebeu e gastou foi o PT. Agora o novo governo e quem deve pagar. É bom divulgar muito bem esta herança.

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      Leonardo Freitas

      ± 4 dias

      Só um esclarecimento: esse esqueleto foi gerado em Governos anteriores; não que o atual deva lavar as mãos (e, pelo que li, a matéria ainda está no Congresso), mas talvez o porta-voz devesse moderar um pouco o tom. Gostaria de saber como a Angela Merkel reagiria a cobrança semelhante de uma empresa brasileira... pelo que vejo, ela parece preferir apontar a dedo para os outros...

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        Pedro Silva

        ± 4 dias

        Aí o governo teria que dar um jeito de gerar os 77 mil empregos que são gerados pela Audi no Brasil. Além do mais, caso o governo quebre um contrato, você sabem quem vai querer investir no Brasil ?

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    • F

      FB

      ± 4 dias

      Chega subsidio. Se eles não conseguem andar com as próprias pernas, que se mandem daqui.

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    • P

      Pedro Silva

      ± 4 dias

      77 mil empregados da Audi, governo tem que ter mais responsabilidade com isso. A isenção de impostos foi recorde esse ano (330 bilhões). Se for pra cortar, corta de todo mundo, até dos amigos do rei.

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      Zé Mané

      ± 4 dias

      Governo não tem que dar subsidio algum para grandes empresas, com subsídios a desculpa de criação de empregos não justifica, sai muito mais caro. Deem subsídios a micro e pequenas empresas locais que gera mais emprego. Eles que fechem e vão produzir na Argentina, Venezuela, Paraguai....menos de graça aqui.

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    • P

      Paulo Reckziegel

      ± 4 dias

      É aquela história: Pindorama não tem vocação para fabricar veículos e aí traz essas montadoras gigantes a troco de isenções, promessas e muita propina. Passa o tempo, eles cobram as "promessas" e Pindorama ainda não viu nada de retorno, a não ser algumas dezenas de empregos. E a conta, quem paga: nós, os "hotários" (isso mesmo, com H). Não seria mais vantajoso ao país implementar políticas de incentivo a pequenos empreendedores, espalhados em regiões com as devidas vocações locais?

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    • M

      Marcos K

      ± 4 dias

      Mais im legado da esquerda.

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    • W

      Willian Cardoso de Souza Jesus

      ± 4 dias

      Mais um "maravilhoso" legado do governo da QUADRILHA PETISTA. Esse fato é apenas mais um exemplo como tudo o que foi relevado até agora da podrião causada pelo PT e seus asseclas é apenas a ponta do iceberg. Que Deus tenha misericórdia da nossa nação, que vem sendo literalmente ROUBADA desde o seu descobrimento.

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    • P

      Pedro Silva

      ± 4 dias

      Paulo Guedes ainda vai derrubar a economia e gerar muito desemprego se continuar tratando banqueiro de um jeito e o resto do país de outro jeito.

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        Pedro Silva

        ± 4 dias

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      • A

        Afonso Celso Frega Beraldi

        ± 4 dias

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        Afonso Celso Frega Beraldi

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    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 4 dias

      Que se lasquem. Chega de subsídio público.

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        Armando

        ± 4 dias

        Já vão tarde.

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      • V

        vortice

        ± 4 dias

        Rapaz, a palavra subsídio é mal colocada pela imprensa. Na realidade é uma "aliviada" que o esfomeado estado dá ao empresário. Ao invés de abocanhar 45% de TUDO o que vc produz ele alivia 1% e SÓ te toma 44%, limpinho, sem riscos, sem custos e sem dor de cabeça!

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    • E

      Eden Lopes Feldman

      ± 4 dias

      Mais uma herança do PT com uma manchete sensacionalista do estadão tentando imputar ao governo atual a responsabilidade....coisas da imprensa....

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    • P

      Paulo Afonso Pasquotto de Lima

      ± 4 dias

      Herança maldita do PT. Se querem ir embora, podem ir, se é o meu adeus que os está retardando.

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    • V

      vortice

      ± 4 dias

      Melhor pagar salários de 170 mil no sistema S, ou dar aumento pra militares!

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        Afonso Celso Frega Beraldi

        ± 4 dias

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    • F

      Fernando

      ± 4 dias

      Tchau audi! Seja bem vinda Tesla!

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      • V

        vortice

        ± 4 dias

        Não é tão simples assim. Ninguém coloca dinheiro num país onde o empresário e as empresas são sugadas pelo sistema tributário. A máquina precisa desinchar. O custo da folha do funcionalismo é absurdo! Haja impostos e empresário bonzinho pra sustentar!

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      • R

        RODRIGO

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