• Carregando...

A Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou ontem que houve um aumento do porcentual de beneficiários nos planos de saúde mais bem avaliados do país. Segundo a agência, 82,5% dos beneficiários estão situados nas duas melhores faixas do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), com notas entre 0,6 a 1. Os dados se referem a 2013.

No ano anterior, esse índice era de 62,9%. O resultado foi apurado a partir da nota de qualificação das operadoras de planos de saúde, conhecida como IDSS, relativa ao ano de 2013. As notas, que variam de 0 a 1 - sendo 0 considerado nota "péssima" e 1 "muito boa", estão disponíveis no site da ANS.

"Na comparação entre o ano de 2011 para 2012 tinha havido uma queda no número de usuários nessas duas primeiras faixas significativa, de 13,1%. Agora, mais pessoas estão nos planos com melhores notas", disse Martha Oliveira, diretora de desenvolvimento setorial da agência. Em relação às operadoras, das 1.237 avaliadas, 596 ficaram com notas boa e muito boa, significando um aumento porcentual de 5,2% em relação ao ano de 2012. Já 45 operadoras ficaram na pior faixa (com notas entre 0 a 0.19) em 2013, contra 60 da mesma faixa, no ano anterior.

O cálculo do IDSS é resultado de uma média feita com 30 indicadores distribuídos em quatro setores: atenção à saúde; econômico-financeiro; estrutura e operação; e satisfação dos beneficiários. O setor de atenção à saúde é o que possui mais peso, 40%, enquanto os outros, 20%. Entre os indicadores englobados nesse setor está o número de parto cesárea e mamografia, que segundo a ANS, apresentaram melhora. No entanto, de acordo com Oliveira, cada indicador varia por operadora.

Reclamações

A ANS também divulgou o índice de reclamações dos beneficiários, que é um dos indicadores do setor satisfação do beneficiário. Entre as principais reclamações estão cobertura do plano, com 74.061 queixas, seguido de contratos e regulamentos, 20.310; e mensalidades e reajustes, com 7.052 reclamações dos usuários.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]