• Carregando...

#Principal objetivo do projeto de autonomia do Banco Central é reduzir os riscos de ingerência política na instituição

Um sonho antigo do ministro da Economia, Paulo Guedes, está prestes a se tornar realidade: a autonomia, ou independência, do Banco Central.

O detalhe é que este tema é discutido pelo Congresso há cerca de 30 anos, mas nunca avançou. Desde o início do governo Bolsonaro, sempre foi tratado como uma prioridade. A justificativa é garantir a independência formal do BC e a estabilidade monetária. A proposta foi aprovada no Senado em novembro do ano passado.

Autonomia do Banco Central foi tema de campanha eleitoral

A autonomia do Banco Central já esteve também no centro dos discursos e troca de acusações durante campanhas eleitorais. Em 2014, por exemplo, a proposta de autonomia do BC foi defendida por Marina Silva, então candidata à presidência pelo PSB.

A ideia foi atacada pela presidente Dilma Rousseff (PT), que buscava a reeleição. Uma propaganda da petista afirmava que dar independência ao BC significaria "entregar aos banqueiros um grande poder de decisão sobre sua vida e de sua família", enquanto exibia comida desaparecendo do prato e pessoas com expressões desoladas.

Este episódio do podcast 15 Minutos detalha o projeto de independência do Banco Central e analisa por que a ideia é vista como tão prioritária pela equipe econômica liderada por Paulo Guedes.

A convidada é a editora de Economia da Gazeta do Povo em Brasília, Jéssica Sant’Ana, que acompanha o assunto de perto.

***

Ficha técnica: ‘15 minutos’, podcast de notícias da Gazeta do Povo #Apresentação e roteiro: Márcio Miranda; direção de conteúdo: Rodrigo Fernandes; equipe de produção: Maria Eduarda Scroccaro, Jenifer Ribeiro e Durval Ramos; montagem: Leonardo Bechtloff; identidade visual: Gabriela Salazar; estratégia de distribuição: Gladson Angeli e Marcus Ayres.  

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]