• Carregando...

O fundador e presidente do conselho administrativo da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman, afirmou nesta quarta-feira (18) que os investimentos da companhia este ano devem somar US$ 600 milhões, "talvez US$ 800 milhões". Segundo ele, a questão dos financiamentos para 2009 está resolvida e agora o trabalho é para viabilizar os recursos já pensando em 2010. "Esperamos que o mercado melhore", afirmou.

Segundo Neeleman, a Azul deve comprar em 2009 de 12 a 14 aviões para operar novas linhas. "Nós temos opção de até 14 aviões. Acho que vamos comprar 12. De 12 a 14, isso depende do que vai acontecer com o Santos Dumont", afirmou o executivo, explicando que espera que a autorização para a companhia operar no Rio de Janeiro seja dada ainda no primeiro semestre deste ano.

Em 22 de janeiro, o presidente executivo da Azul, Pedro Janot, havia afirmado, no Rio de Janeiro, que a empresa poderia reduzir a frota prevista para 2009, de 16 aeronaves, devido à escassez de crédito no mercado internacional. O executivo, porém, não estimou qual seria a redução.

Para 2010, a Azul pensa em adquirir mais 10 aviões, segundo Neeleman, que se reuniu nesta quarta-feira com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O executivo contou que fez uma explanação sobre o desenvolvimento do mercado aéreo no Brasil depois da chegada da Azul. "Hoje tem muito mais gente viajando do que há dois meses", afirmou ele, destacando que o mercado aéreo brasileiro é muito pequeno para o tamanho de um país como o Brasil. "Hoje temos 50 milhões de passageiros. Deveria ter de 150 milhões a 200 milhões", afirmou. Neeleman destacou dificuldades do mercado brasileiro, como as tarifas altas e a falta de voos.

O fundador da Azul espera que o mercado aéreo continue sua trajetória de expansão apesar da crise e disse que a sua companhia deve crescer mais do que a média do mercado. "Nossas rotas vão crescer até dez vezes mais do que hoje", afirmou Neeleman, que prometeu novas promoções de passagens. "Vamos encher os aviões", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]