• Carregando...

A agência do HSBC do Alto da XV, localizada na esquina das ruas Padre Germano Mayer e XV de Novembro, deve ter a abertura retardada nesta quinta-feira (18), iniciando as atividades somente por volta das 11h30. Em frente à unidade do banco, cerca de 20 pessoas, entre funcionários e dirigentes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região Metropolitana, realizam protesto desde as 8h, com as mesmas faixas utilizadas na quarta-feira (17) em frente ao Unibanco na esquina das Marechais, no Centro, e na agência do Banco do Brasil do Seminário, no dia 10.

De acordo com Sônia Boz, secretária do sindicato, a manifestação é contra as más condições de trabalho e o assédio moral sofridos pelos bancários em Curitiba. "Ao longo dos próximos dias continuaremos fazendo atos semelhantes, até que cheguemos a um acordo", diz. Ela se refere à discussão sobre a campanha salarial 2008 da classe, que está em andamento, em São Paulo, entre a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), entidade de congrega os sindicatos dos bancários.

"Ontem (quinta-feira), além de não avançarmos em nada nas mesas sobre segurança e assédio moral, os banqueiros recuaram em outros pontos", afirma Sônia. "Eles sugeriram a redução do valor do vale transporte e a diminuição, de sete para seis anos, do tempo de auxílio-creche".

Depois de encerrar a manifestação em frente ao HSBC, os bancários percorrem a região do Alto da XV para distribuir panfletos em frente a agências do Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Santander. A passeata está prevista para terminar até as 13h. Ainda não estão definidos os bancos pelos quais os sindicalistas passarão na sexta-feira (19).

Procurada pela reportagem, a Febraban informou que entregou ao Contraf um documento com a política de prevenção de conflitos no ambiente de trabalhoe que aguarda uma resposta dos bancários. A entidade patronal disse, ainda, que cumpre à risca o calendário de negociações sobre a campanha salarial, que está em andamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]