• Carregando...
Sede do Deutsche Bank, na Alemanha. | KP/GB/CVI/KAI PFAFFENBACH
Sede do Deutsche Bank, na Alemanha.| Foto: KP/GB/CVI/KAI PFAFFENBACH

O Deutsche Bank depositou por engano US$ 6 bilhões na conta de um cliente corporativo. O erro foi cometido por um funcionário do braço londrino do maior banco europeu, que confundiu a soma que deveria ser depositada na conta de um fundo especulativo nos Estados Unidos.

O erro, cometido em junho, demorou 24 horas para ser desfeito. O banco alemão avisou as autoridades americanas e recuperou a quantia no dia seguinte ao depósito. O problema só veio a público nesta semana, ao mesmo tempo em que o Deutsche Bank anunciou uma grande reestruturação.

O depósito foi feito por um funcionário novato, que teria confundido o valor do depósito (usando a somatória de operações do fundo em vez do resultado líquido das transações do dia), durante as férias de seu chefe, segundo o Financial Times. O problema maior é o valor incorreto (e bilionário) ter passado sem ser notado pelo sistema de verificação do banco.

O Deutsche Bank já era investigado pelas autoridades norte-americanas por possíveis delitos, como negócios com o Irã que contrariam as sansões impostas nos Estados Unidos e a manipulação de mercados de câmbio, na qual outros bancos estão envolvidos. Agora, o depósito incorreto aumenta a pressão sobre a direção do banco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]