• Carregando...

Entenda o que é o crédito de carbono

Os créditos de carbono foram instituídos pelo Protocolo de Kyoto, documento assinado em 1997 pelos países da Organização das Nações Unidas como mecanismo para controlar a interferência humana no clima mundial. O acordo permitiu que as nações que não estivessem dispostas a cortar suas emissões de gases causadores do efeito estufa pagassem por isso, "comprando" as reduções de emissões de outros países.

Leia a matéria completa

A Bolsa de Mercadorias e Futuros foi palco nesta quarta-feira do primeiro leilão de créditos de carbono do mundo. O holandês Fortis Bank NV/SA arrematou todo o volume oferecido, pagando 16,20 euros por tonelada de carbono equivalente, com ágio de 27,5% sobre o preço inicial de 12,70 euros.

Ao todo, foram ofertados 800.450 créditos de carbono da prefeitura de São Paulo, gerados pelo Aterro Sanitário Bandeirantes. O Fortis desembolsou mais de 13 milhões de euros, ou R$ 34,5 milhões, pelo negócio.

Os recursos irão para o caixa da prefeitura, que se comprometeu a usar o dinheiro nas regiões de Perus e Pirituba, na Zona Norte, vizinhas do aterro.

Após o leilão, a prefeitura anunciou um pacote de projetos para a área do entorno do aterro, com investimento total de R$ 48 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]