• Carregando...
Dentro de uma das agências do Banco do Brasil, dezenas aguardavam atendimento | Roberto Custódio / JL
Dentro de uma das agências do Banco do Brasil, dezenas aguardavam atendimento| Foto: Roberto Custódio / JL
  • Na agência central da Caixa Econômica Federal, a fila de clientes se estendia para o lado de fora

Depois de 23 dias em greve, os bancários voltaram a trabalhar nesta segunda-feira (14) em Londrina. Já pela manhã, clientes formaram grandes filas em frente às agências. O Procon, que não realizará nenhuma operação de fiscalização específica, orienta a população a prestar atenção no tempo de espera pelo atendimento.

Segundo a lei municipal 7.614/1998, o tempo máximo que um cliente pode ficar na fila é de 15 minutos em dias normais. Em casos especiais, como véspera ou no dia imediatamente após feriado prolongado, ou ainda no dia de pagamento dos salários de funcionários púbicos municipais, estaduais e federais, o tempo tolerado é de até 30 minutos.

De acordo com o coordenador do Procon, Rodrigo Brum, os consumidores que se sentirem lesados devem procurar o núcleo para protocolarem as reclamações. "Nossos fiscais estão realizando outras atividades nesta segunda, por isso não haverá uma fiscalização ostensiva. Mas quem ficar na fila mais do que o tempo máximo pode procurar o Procon, registrar a irregularidade e nós vamos fiscalizar o banco", disse.

Para tanto, os clientes devem pedir e guardar o comprovante com o número da senha e a hora de chegada à agência. A emissão do documento por parte do banco é obrigatória. Para comprovar o horário de atendimento, o mesmo comprovante deve se autenticado pelo atendente.

Fim da greve

Os bancos voltam a atender normalmente o público a partir desta segunda-feira (14). Depois de 23 dias de greve, os trabalhadores dos bancos aceitaram a proposta feita pela Federação Nacional dos Bancários (Fenaban), na sexta-feira (11).

Após mais de 16 horas de negociações, a Fenaban apresentou ao Comando Nacional dos Bancários uma nova proposta. Os bancos concordaram em elevar para 8% (aumento real de 1,82%) o índice de reajuste sobre os salários; para 8,5% o piso salarial (ganho real de 2,29%); e para 10% o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

Diante da dura resistência do Comando, os bancos recuaram da exigência de que os funcionários compensem todos os dias de greve em 180 dias. A proposta de compensação será a mesma do ano passado e os bancários vão compensar duas horas diárias até 15 de dezembro.

Segundo informações do Sindicato dos Bancários de Londrina, a greve atingiu 90,3% da categoria na base local. Aproximadamente 2,1 mil bancários aderiram à greve, paralisando 120 agências e sete Postos de Atendimento Bancário (PABs) em Londrina e região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]