• Carregando...

As instituições financeiras elevaram a projeção de crescimento do país e reforçaram a expectativa quanto a um ritmo mais gradual de queda da taxa básica de juros, segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgada nesta terça-feira.

Para 2007, os 43 bancos ouvidos estimam crescimento de 4,55 por cento na pesquisa de julho, ante projeção de 4,27 por cento feita em junho. Para 2008, as instituições financeiras prevêem expansão de 4,35 por cento, contra 4,13 por cento da estimativa anterior.

A pesquisa mostrou também que 86 por cento dos bancos prevêem uma diminuição do ritmo de corte da taxa Selic, atualmente a 11,50 por cento ao ano. Entre os bancos ouvidos, 71,1 por cento esperam redução de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juro, ante 57 por cento no mês passado.

Com a queda do juro, os bancos estimam um crescimento de 19,74 por cento das operações de crédito total, com destaque para as operações de crédito para pessoa física, que devem aumentar 24,15 por cento no ano.

As instituições financeiras esperam ainda o aumento de 9,55 por cento em 2007 da formação bruta de capital fixo, importante medida de investimento. "Um sinal bastante positivo que amplia as perspectivas de alongamento do ciclo de expansão da economia brasileira", afirmou a Febraban em comunicado.

A inflação média projetada subiu, entretanto, para 3,66 por cento no ano, ante projeção anterior de 3,60 por cento para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]