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Bancos X fintechs

Digital ou tradicional: qual a melhor conta para você?

  • PorFlávia Silveira, especial para Gazeta do Povo
  • 17/06/2019 19:59
Digital ou tradicional: qual a melhor conta para você?
| Foto: Jae Rue/Pixabay

Em um mercado cada vez mais disputado, decidir em que instituição abrir uma conta e qual modalidade ou pacote escolher pode exigir mais tempo de pesquisa dos clientes. A concorrência no sistema financeiro aumentou especialmente após a entrada das fintechs no jogo, com suas contas digitais que, em alguns casos, podem chegar a ter custo zero para pessoa física.

Em julho do ano passado, a Gazeta do Povo fez um comparativo entre as principais contas digitais disponíveis no mercado, considerando dois tipos de cliente: um que faz menos e outro que faz mais movimentações mensais. Agora, refazemos esta simulação, incluindo novos players e atualizando as tarifas praticadas pelas instituições.

Naquele momento, incluímos no comparativo as cestas que não eram exclusivamente para o uso digital. Agora, resolvemos deixa-las de fora e criamos novas tabelas comparando os valores para os mesmos perfis de clientes citados, considerando as contas tradicionais. A título de comparação, para o usuário que usa mais serviços optamos por utilizar o pacote de serviços essenciais somado a tarifas avulsas. Já para o que usa menos, selecionamos o Pacote Padronizado IV, do Banco Central (confira abaixo o que este pacote prevê e o que todo banco deve garantir aos clientes).

Comparativo contas digitais

A maioria das contas digitais listadas utilizam o pacote de serviços essenciais como base para a cobrança de tarifas – à exceção do Agibank, que possui números diferentes de saques permitidos dependendo do canal, e da Superdigital, cuja cesta mensal não é cobrada se o cliente fizer mais de R$ 500 em compras mensais utilizando o cartão, e também contempla um número diferente de saques gratuitos por mês. Confira o comparativo:

Comparativo contas tradicionais

Já para as contas tradicionais, trazemos as cestas e tarifas cobradas pelos cinco principais bancos do país. As tarifas da Caixa Econômica Federal e do Bradesco já estão com os valores ajustados para cobrança que passará a valer em julho de 2019. O valor da cesta para um mesmo produto, o pacote Padronizado IV, varia entre R$ 37,80 e R$ 43.

Além disso, para o cliente que utiliza menos serviços, mostrou-se mais interessante utilizar o pacote de serviços essenciais e pagar os avulsos do que contratar algum pacote padronizado mais simples, pagando a cesta mensal mais os serviços avulsos. Confira:

Como escolher?

A resposta é: depende. É essencial entender que tipo de cliente você é, observando seus hábitos de consumo e de movimentação mensal da conta, e também avaliar se sua preocupação está mais voltada aos custos ou ao relacionamento que terá com a instituição onde a conta foi criada.

"Em termos de custos, as contas digitais são a melhor alternativa. Porém, é preciso considerar que, no digital, a relação é impessoal, enquanto nos meios tradicionais você tem um gerente para quem pode ligar, que pode te orientar", aponta Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos e pesquisas da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac). As contas digitais também não oferecem talões de cheques.

Segundo o executivo, as contas digitais vieram exatamente de olho na bancarização daqueles que ainda não participavam do Sistema Financeiro. "Como não precisam manter agências e o custo com pessoal também é bem inferior, os bancos digitais conseguem oferecer como atrativo a rapidez nas transações e custos mais baixos", diz Oliveira.

No comparativo de contas digitais, um mesmo cliente pode não pagar nada ou ter de desembolsar mais de R$ 50 em tarifas em um mês – nos clientes que fazem mais movimentações, a simulação apontou pagamento de mais de R$ 100.

Em relação às contas tradicionais, cabe dizer que os bancos oferecem pacotes personalizados, que podem ser adequados às necessidades de cada cliente. Todos os principais bancos oferecem internet banking e aplicativos para movimentação via smartphone. "Quando os bancos digitais começaram a ganhar espaço, os tradicionais também criaram seus braços digitais", lembra Oliveira. Entre eles, estão o Next (Bradesco), a Superdigital (Santander) e a Conta Fácil do Banco do Brasil.

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Comentários [ 4 ]

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  • E

    Edward Lews

    ± 0 minutos

    O autor da matéria parece que teve a intenção de gerar confusão ao leitor, uma vez que sua análise rasa não aponta as reais diferenças. Então vejamos: 1 - O atendimento no NUbank e Original é fantástico!!! Você fala com uma pessoa de verdade, sem passar por robos. Essa pessoa te atende com inteligência e de forma humana e mostra de fato interesse em ajudar. E o melhor de tudo. Sempre tive minhas questões resolvidas de forma rápida, sem custar nada. Os dois bancos digitais funcionam d emaneira surpreendentemente amigável no celular. Possuem todos os serviços necessários. Enquanto isso, o Itaú continua pedindo senhas e senhas e tokens para fazer tudo - em nome da segurança dificultam tudo.

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    Wander de Castro Silva

    ± 4 horas

    "...no digital, a relação é impessoal, enquanto nos meios tradicionais você tem um gerente para quem pode ligar, que pode te orientar" Preciso comentar esse trecho! Os canais de contato com Original e Nubank (dos quais sou cliente) são MUITO melhores que os canais de contato com BB, Bradesco e Caixa (de quem já fui cliente). Os atendentes dos bancos digitais são mais atenciosos, prestativos e céleres do que os gerentes que já tive. Dificilmente eu conseguia falar com meu gerente, mesmo ligando várias vezes. Quando ele(a) me retornava ou contatava era para oferecer produtos e serviços que só eram vantajosos para ele e para o banco, nunca para mim. Sejam bem vindas contas digitais!

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    RADAMES MANOSSO

    ± 4 horas

    Comparativo confuso, várias tabelas, infinitas possibilidades. Se a ideia era ajudar ficou devendo.

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    Wander de Castro Silva

    ± 4 horas

    "...no digital, a relação é impessoal, enquanto nos meios tradicionais você tem um gerente para quem pode ligar, que pode te orientar" Preciso comentar esse trecho! Os canais de contato com Original e Nubank (dos quais sou cliente) são MUITO melhores que os canais de contato com BB, Bradesco e Caixa (de quem já fui cliente). Os atendentes dos bancos digitais são mais atenciosos, prestativos e céleres do que os gerentes que já tive. Dificilmente eu conseguia falar com meu gerente, mesmo ligando várias vezes. Quando ele(a) me retornava ou contatava era para oferecer produtos e serviços que só eram vantajosos para ele e para o banco, nunca para mim. Sejam bem vindas contas digitais!

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