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| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Contrariando o momento de retração da economia, a administradora curitibana de cartões de crédito Senff obteve um desempenho superior ao do mercado no primeiro semestre deste ano.

Enquanto no Brasil todo o volume médio de compras no crédito cresceu 3,8%, na comparação com o primeiro semestre de 2015, segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abesc), a empresa registrou um aumento de 10% na mesma comparação temporal.

Foram R$ 850 milhões em compras no cartão de crédito Senff nos seis primeiros meses de 2016, incluindo os de marca própria e os híbridos. Até o final do ano, a Senff espera que sua receita cresça de 10% a 12%.

A empresa, que tem 500 funcionários, viu o número de cartões em circulação crescer 27,2% na comparação entre os semestres, passando de 1,6 milhão em 2015 para 2,2 milhões em 2016. Com seu principal produto – cartão de crédito feito para lojas de varejo (de marca própria) –, a Senff apresentou crescimento de 7,6% neste primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2015.

Atualmente, são 45 mil pontos de vendas, incluindo as tecnologias POS, TEF, mobile e outras formas de captura – 15,5% a mais que os 38 mil contabilizados no primeiro semestre de 2015 –, espalhados em cinco estados brasileiros: 65% no Paraná, 15% no Rio Grande do Sul e os 20% restantes no Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

Com a meta de estar em todos os estados brasileiros até 2020, o diretor comercial da Senff, Werther Liconti, explica que a estratégia da empresa é buscar varejistas que queiram lançar, a partir da parceria com a Senff, o cartão de crédito da própria loja.

“Ao invés de ter um plano de expansão, vou atrás de parceiros, faço o projeto e terceirizo o crediário dele. E quando o lojista vai analisar, o cartão próprio é sempre o principal meio de vendas da loja”, comenta.

Segundo o diretor, os cartões de marca própria são, além de instrumentos de crédito, uma maneira de se relacionar com o cliente, na tentativa de fidelizá-lo.

“O cartão de marca própria é, também, uma forma de conhecer o cliente, os produtos que compra, a frequência com que vai à loja, permitindo ao lojista criar estratégias para alavancar e qualificar as vendas, criar promoções para os clientes mais assíduos”, explica Liconti.

Benefícios

Além dos cartões de crédito, a Senff atua com uma variedade de cartões benefícios: os cartões Refeição e Alimentação, ambos homologados pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Governo Federal; o Cartão Presente, o Cartão Farmácia e o Vale Flex – sistema de adiantamento salarial. Nesse campo, a empresa aumentou 10% o número de empresas parceiras, na comparação do primeiro semestre de 2015 com o de 2016, contabilizando, hoje, 3 mil empresas parceiras.

Já o serviço de gerenciamento de frotas – que inclui o Cartão Combustível e o Controle de Frota (sistema que permite controle total de abastecimento, com limite pré-determinado e fatura única, como o Cartão Combustível, mas, também, fornece informações precisas e em tempo real, como identificação do condutor e sistema inibidor de fraudes) – teve crescimento de 21,8%. No primeiro semestre de 2015 eram 625 empresas parceiras, contra as 800 registradas nos seis primeiros meses deste ano.

Produto Novo

Há quatro meses, a Senff fechou parceria com a rede de capturas Stone (concorrente da Cielo, Rede e GetNet) para lançar a máquina POS própria que também aceita as bandeiras Visa e Master. Os lojistas que ainda não tem a nova máquina podem solicitar a troca para a empresa.

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