• Carregando...

O Banco do Brasil (BB) concluiu nesta semana a emissão de R$ 1 bilhão em letras financeiras (LFs), o que faz com que a instituição seja a primeira a captar por meio desse instrumento financeiro, que foi regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) no final de fevereiro. O BB confirma a operação, mas não informou o prazo dos papéis e nem qual será o retorno ao investidor.

A avaliação da instituição financeira é que as LFs poderão servir para o financiamento de projetos corporativos de longo prazo, como obras de infraestrutura, ou destinado ao crédito imobiliário, setor em que os financiamentos chegam a até 30 anos Os recursos captados estão sujeitos ao recolhimento compulsório de 15%, mesma alíquota aplicada pelo Banco Central (BC) nos depósitos a prazos.

As LFs, também conhecidas como debêntures de bancos, foram criadas pelo governo para que as instituições financeiras pudessem ter mais uma alternativa às captações de recursos de longo prazo, hoje restritas aos repasses do BNDES e fontes externas. Pela regulamentação, o prazo mínimo do papel é de dois anos, sendo que o banco emissor poderá recomprar, no máximo, 5% do volume emitido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]