• Carregando...

O Banco Central disse nesta quinta-feira que o balanço de riscos atual aponta para a concretização de um cenário benigno de preços, mas que ajustará prontamente a política monetária caso não haja convergência da inflação para o centro da meta.

"O balanço de riscos atual ainda aponta para a concretização de um cenário benigno, no qual a inflação seguiria consistente com a trajetória de metas", destacou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada nesta quinta-feira. Na ocasião, o colegiado do BC manteve a Selic em 10,75 por cento ao ano.

A instituição alertou que, caso esse cenário não se concretize logo, a postura de política monetária será ajustada de modo a garantir a convergência entre o ritmo de expansão da demanda e o da oferta.

"Dito de outra forma, caso a inflação não convirja tempestivamente para o valor central da meta estabelecida pelo CMN, a política monetária atuará a fim de redirecionar a dinâmica dos preços e, portanto, assegurar que a meta seja atingida."

O alvo da autoridade monetária é uma inflação de 4,5 por cento em 2010, pelo IPCA, com tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Segundo o Copom, desde a reunião realizada em 31 de agosto e 1.º de setembro, o cenário de curto prazo foi negativamente impactado pela alta dos preços de alimentos, em razão sobretudo de choques de oferta.

Mas o colegiado lembrou também que há defasagens entre a política monetária e seu efeito sobre a economia real para considerar que as altas promovidas desde abril ainda não foram totalmente sentidas.

"Dessa forma, a análise de decisões alternativas de política monetária deve se concentrar, necessariamente, no cenário prospectivo para a inflação e nos riscos a ele associados, em vez de privilegiar valores correntes e passados para essa variável."

Analistas disseram que o documento não altera o cenário de Selic estável por ora, e também não esclarece o que pode acontecer mais à frente.

"É uma ata neutra... veio mais ou menos em linha com todas as últimas declarações do BC", disse Roberto Padovani, estrategista-chefe do WestLB do Brasil. "Ele tem preocupação de mostrar as hipóteses com que trabalha e que, se elas não forem concretizadas, estará comprometido (agirá) com a convergência da inflação para as metas."

O BC não divulga sua previsão na ata, mas disse que a estimativa para a inflação neste ano, no cenário de referência, subiu para um valor "sensivelmente acima" da meta, e em 2011, para um nível "em torno" da meta. O mercado projeta, segundo o relatório Focus, taxas de, respectivamente, 5,27 e 4,98 por cento.

"No que se refere ao terceiro trimestre de 2012, em ambos os cenários (de referência e de mercado), a projeção se encontra ao redor do valor central da meta", acrescentou o BC.

VISÃO "BIMODAL"

O BC disse ainda que "a intensidade e a frequência dos choques a que têm sido submetidas tanto a economia global quanto a brasileira nos últimos anos impõem desafios adicionais à análise do cenário prospectivo", o que se manifesta em visões distintas dos analistas sobre o Brasil.

"Evidências a esse respeito se manifestam, por exemplo, no caráter bimodal da visão dos analistas consultados pelo Banco Central, visto que uma parte percebe um cenário inflacionário benigno, no qual a taxa Selic permaneceria estável no horizonte relevante; ao mesmo tempo em que outra parcela mostra ceticismo e advoga elevação da taxa básica", segundo a ata.

O BC ressalta, no entanto, que "no passado recente" tem se observado estabilidade do nível de utilização da capacidade instalada e moderação no dinamismo do mercado de trabalho.

"Nesse contexto, é plausível afirmar que os fatores de sustentação desses riscos domésticos mostram desaceleração. Citem-se adicionalmente os sinais de que a economia tem se deslocado para uma trajetória mais condizente com o equilíbrio de longo prazo e, assim, os efeitos das pressões de demanda e do elevado nível de utilização dos fatores sobre o balanço de riscos para inflação tendem a arrefecer."

O BC ainda reiterou que a dinâmica do cenário externo tem viés desinflacionário sobre o Brasil e voltou a falar da taxa neutra de juro, ressaltando o cumprimento da meta de inflação nos últimos anos.

"Como consequência da estabilização e da correção de desequilíbrios, as quais determinaram mudanças estruturais importantes, o processo de amadurecimento do regime de metas se encontra em estágio avançado, e isso se reflete favoravelmente na dinâmica da taxa de juros neutra e na potência da política monetária", afirmou a ata.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]