• Carregando...

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central informou nesta quinta-feira (28), por meio da ata da última reunião, quando a taxa básica de juros foi mantida estável em 10,75% ao ano, que a sua estimativa de reajuste da telefonia fixa em 2010 recuou de 1,6% para 0,8%.

Ao mesmo tempo, também caiu a sua projeção de aumento da energia elétrica neste ano, que passou de 3,7% para 3,6%. A melhora na dinâmica dos preços administrados (definidos por contrato), entre eles telefonia fixa e energia elétrica, foi um dos fatores que o BC considerou na manutenção dos juros na semana passada.

A autoridade monetária informou nesta quinta que, apesar do aumento dos preços dos alimentos no curto prazo, ainda acredita na convergência da inflação para a trajetória das metas de inflação.

Gasolina e gás de cozinha

Sobre a gasolina e o gás de cozinha, a autoridade monetária informou que a sua previsão de reajuste, para este ano, permaneceu em zero.

"Os preços do petróleo, nos mercados a vista e futuro, se elevaram para patamares superiores a US$ 80, pela primeira vez em cinco meses. A baixa previsibilidade da retomada assimétrica da economia global, a dependência do crescimento da oferta ao ritmo de maturação de projetos de investimentos arriscados, e a complexidade geopolítica do setor adicionam incerteza às previsões dos preços do petróleo. Não obstante, o cenário central de trabalho adotado pelo Copom prevê preços domésticos da gasolina inalterados para o acumulado de 2010", informou o BC na ata do Copom.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]