• Carregando...

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (29) a criação de uma linha de swap (troca) de moedas - entre dólares norte-americanos e reais - no montante de US$ 30 bilhões. O anúncio foi feito no mesmo horário em que o Federal Reserve (Fed) divulgava a criação de linhas semelhantes para Coréia do Sul, Cingapura e México.

Em nota, o BC diz que o acordo faz parte da "estratégia de atuação do BC no combate aos efeitos da turbulência financeira internacional sobre a economia brasileira e evidencia a importância da estreita cooperação entre autoridades monetárias na atual conjuntura internacional". No texto, o BC brasileiro diz que este acordo contribuirá para preservar o sistema financeiro nacional "das restrições de liquidez no mercado financeiro internacional".

A nota à imprensa diz ainda que o acordo de US$ 30 bilhões "não implica condicionalidades de política econômica". Segundo a autoridade monetária, a linha "será utilizada para incrementar os fundos disponíveis para as operações de provisão de liquidez em dólares pelo BC".

O anuncio conjunto com o Fed de acordo semelhante com outros países cria, na visão do BC brasileiro, uma "rede global de swaps recíprocos de moedas, constituída com vistas a prover adequada liquidez aos respectivos mercados". Além de Cingapura, Coréia do Sul e México, Austrália, Canadá, Dinamarca, Inglaterra Noruega, Nova Zelândia, Suécia, Suíça e a União Européia têm acordos semelhantes com o Fed.

O BC informa ainda que tomará as medidas necessárias para implementar a iniciativa "observando-se os limites e condições a serem estabelecidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN)".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]