• Carregando...

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet alertou hoje que a demanda doméstica e global cairão este ano, mas devem se recuperar gradualmente depois disso.

Com base nessa avaliação, o BCE reduziu drasticamente as projeções econômicas para 2009 e 2010. Para este ano, o BCE projeta contração entre 2 2% e 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro (16 países europeus que compartilham a moeda), com ponto central em queda de 2,7%.

Em 2010, o PIB deve variar entre declínio de 0,7% e expansão de 0,7%, o que indica ponto central de estagnação. No fim do ano passado, os membros do BCE projetavam contração de 0,5% em 2009 e crescimento de cerca de 1% em 2010.

"A recuperação gradual projetada para 2010 reflete os efeitos dos estímulos macroeconômicos substanciais em andamento, bem como as extensas medidas de política que foram introduzidas para restabelecer o funcionamento do sistema financeiro, dentro e fora da zona do euro", afirmou Trichet, em comunicado.

Inflação

Trichet afirmou hoje que a inflação provavelmente ficará abaixo de 2,0% este ano e no próximo. Esta é a primeira vez em que o BCE indica que a inflação ficará abaixo da meta para 18 meses, sugerindo que mais cortes de juro poderão ocorrer.

O BCE decidiu hoje cortar a taxa básica de juro em 0,50 ponto porcentual, para 1,5%. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]