• Carregando...

A fatia de 9 por cento do projeto da usina hidrelétrica de Belo Monte que atualmente pertence ao Grupo Bertin e que está em negociação deverá ser dividida por duas ou três empresas, na condição de autoprodutores, disse à Reuters nesta quarta-feira (09) uma fonte da Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, familiarizada com o assunto.

Segundo a fonte, que pediu anonimato, há pelo menos quatro grupos mais avançados nas negociações para entrar no projeto: Vale, Alcoa, Gerdau e Votorantim.

Os autoprodutores são empresas privadas que investem em projetos de energia elétrica com a finalidade de usar a produção para consumo próprio.

No caso de Belo Monte, 10 por cento do projeto e da energia da usina ficarão com autoprodutores, sendo que 9 por cento pertenciam à Gaia Energia, empresa do Grupo Bertin. No mês passado, entretanto, a Gaia anunciou que sairia do projeto da usina e desde então a diretoria da Norte Energia vem tentando encontrar substitutos.

Procurados pela Reuters, a assessoria de imprensa da Vale confirmou que a companhia está interessada no negócio, a Votorantim disse que já havia manifestado interesse, enquanto representantes da Gerdau e da Alcoa não foram localizados.

Para a fonte da Norte Energia, a entrada dos novos sócios deverá ser concluída nos próximos dias. Segundo ela, atualmente há menos incertezas rondando o projeto --o contrato com as construtoras foi assinado e já há licença ambiental para o canteiro de obras-- e isso deve facilitar a entrada de grandes grupos consumidores de energia na sociedade.

O consórcio de Belo Monte pode ter ainda outras movimentações societárias. A fonte disse que as empreiteiras que possuem menor participação da sociedade poderiam vender suas cotas para uma grande construtora. A principal interessada na compra dessas participações seria a Andrade Gutierrez.

Obra prioritária do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA), terá potência instalada de 11,2 mil megawatts (MW), o que fará dela a terceira maior hidrelétrica do mundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]