• Carregando...
Ben Bernanke (à direita), antes do encontro de Jackson Hole: sem novidades | Price Chambers/Reuters
Ben Bernanke (à direita), antes do encontro de Jackson Hole: sem novidades| Foto: Price Chambers/Reuters

Reação

O discurso de Bernanke levantou as principais bolsas da Europa e EUA:

• Madri - 1,37%

• Paris - 1,01%

• Milão - 0,97%

• Frankfurt - 0,84%

• Londres - 0,02%

• São Paulo + 0,75%

• Nova York (Dow Jones) + 1,21%

• Nova York (Nasdaq) + 2,49%

Ao contrário do esperado, o discurso do presidente do Fed (banco central americano), Ben Bernanke, no encontro anual de Jackson Hole, nos Estados Unidos, não trouxe nenhum anúncio de medidas para estimular o crescimento econômico. Mas Bernanke sinalizou que novas medidas podem ser adotadas em setembro, na reunião do comitê de política monetária do banco, o Fomc.

"O Fed tem uma série de ferramentas que podem ser usadas como estímulo monetário. Nós discutimos os méritos e custos dessas medidas na reunião de agosto. E vamos continuar analisando, de acordo com o desenvolvimento das condições econômicas e financeiras, na nossa reunião de setembro", disse Bernanke, acrescentando que o próximo encontro do grupo de política monetária do banco terá dois dias, em vez de um. Bernanke reforçou que o Fed irá manter a taxa de juros próximo de zero pelos próximos dois anos, o que já havia sido anunciado.

Bernanke fez o discurso de abertura do encontro anual sobre política econômica em Jackson Hole no estado norte-americano do Wyoming. Ele afirmou que os EUA, depois de um longo período de crescimento econômico vigoroso, podem estar enfrentando um prolongado período de estagnação, apesar das políticas públicas de estímulo.

Precedente

O mercado financeiro esperava que o presidente do Fed anunciasse mais medidas de estímulo ao crescimento econômico, entre elas uma nova rodada do "afrouxamento quantitativo" (QE, na sigla em inglês), programa de injeção de recursos na economia. Na reunião de Jackson Hole do ano passado, Bernanke deu sinais de que lançaria o QE2, mas, assim como ontem, não anunciou nenhuma medida. Em novembro de 2010, no entanto, o Fed começou o processo de compra de US$ 600 bilhões de títulos da dívida de longo prazo. O QE2 foi encerrado em junho deste ano.

Apesar de Bernanke não ter dito o que o mercado gostaria de ouvir, a mera esperança de um QE3 foi suficiente para animar as bolsas. Na Europa, elas ainda fecharam em baixa, mas longe das mínimas do dia. Nos Estados Unidos e no Brasil, que tiveram mais tempo para digerir as palavras do presidente do Fed, os pregões terminaram em alta. O Ibovespa chegou a perder 1,85% na mínima do dia, mas fechou a sexta-feira em alta (veja quadro).

Análise

"O discurso de Bernanke pode ter sido fraco em especificações, mas não na orientação. Mais uma vez Bernanke preferiu usar a comunicação como instrumento de política", afirmou a economista Terry Sheehan, da consultoria Stone & McCarthy.Para a diretora do Credit Suisse Dana Saporta, talvez por haver expectativas exageradas no mercado ou simplesmente para não esvaziar as discussões do Fomc em setembro, Ber­nanke optou por omitir referências específicas de alívio ontem. "Foi uma omissão evidente da parte de Bernanke, especialmente considerando que ele enumerou uma lista de opções a serem usadas, durante seu depoimento no Con­gresso em meados de julho", disse Saporta, em nota a clientes. "Agora, fica difícil imaginar que o Fed decidiu fazer dois dias de encontro [em setembro] e que disso não sairá uma resposta", completou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]