• Carregando...

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Ben Bernanke, sinalizou nesta sexta-feira (22) que não está inclinado a elevar a taxa básica de juros americana, atualmente em 2% ao ano, por prever diminuição das pressões sobre os preços. Mesmo assim, ele observou que as condições para os preços são "altamente incertas".

"As autoridades do Fed apostam que a estabilidade dos preços das matérias-primas (commodities), junto ao menor crescimento global e manutenção do controle sobre as expectativas de inflação irão eventualmente reduzir a pressão sobre os preços", disse Bernanke na abertura de sua apresentação no simpósio anual Jackson Hole do Fed de Kansas City.

Para ele, a queda recente dos preços das commodities, assim como a maior estabilidade do dólar, são sinais encorajadores. "Se não forem invertidos, esses fatores, junto ao ritmo de crescimento, que deve ficar abaixo do potencial por algum tempo, levará à moderação da inflação ao fim deste ano e no próximo", observou Bernanke.

Porém, o presidente do Fed afirmou que a autoridade monetária "irá agir se necessário" para garantir que os preços fiquem sob controle.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]