• Carregando...

O grupo automobilístico alemão BMW decidiu vender a marca Rover, de sua propriedade, para a empresa chinesa Shangai Automotive Industry Corp (SAIC)., segundo informa na edição desta quarta-feira o jornal britânico "Financial Times".

Fontes citadas pelo jornal disseram que a empresa chinesa aceitou pagar mais de 11 milhões de libras (cerca de 16,5 milhões de euros), o que vai permitir que use o logotipo da rover nos veículos que começará a fabricar em breve.

Com a quantia paga até agora e os 67 milhões de libras (99 milhões de euros) pelo direitos do desenho de vários modelos Rover, a empresa chinesa ficará com tudo o que lhe interessava do fabricante britânico.

Segundo o jornal, tudo isso obtido por uma quantia muito inferior aos 200 milhões de libras (cerca de 300 milhões de euros) com os quais negociava com a MG Rover antes da quebra desta última, em abril do ano passado.

A MG Rover declarou moratória depois do fracasso das negociações de então com a empresa chinesa e com a conseqüente perda de 6 mil postos de trabalho na fábrica de Birmighan.

O acordo alcançado até agora significa que as marcas MG e Rover competirão pela primeira vez em quase 40 anos de território chinês.

Ambas competiram até 1968, quando houve a fusão da British Motor Holdings e Leyland Motor, da qual surgiu a British Leyland, que quebrou sete anos depois, antes de sua nacionalização e a venda, separadamente, de seus ativos.

A marca MG e o direito de desenho dos modelos, assim como a fábrica de Birmighan, foram vendidos depois da quebra da MG Rover por 53 milhões de libras (77 milhões de euros) a outro fabricante chinês, Nanjing Automotive.

A operação desta quarta-feira depende, no entanto, da decisão da Ford Motor, que adquiriu certos direitos ao pagar 3 bilhões de euros à BMW pela Land Rover, há seis anos.

Uma condição estabelecida quando a ford comprou a Land Rover era de que a SAIC não poderia em qualquer caso utilizar o nome Rover nos veículos de tração nas quatro rodas que venha a fabricar, já que controla a empresa sul-coreana Ssasngyong, especialista nesse tipo de veículo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]