• Carregando...

O presidente do BNDES, Damien Fiocca, anunciou nesta quarta-feira a criação de uma linha de crédito destinada a estimular a compra de aeronaves fabricadas no país. A principal beneficiada com a medida é a Embraer e os primeiros financiamentos devem ser feitos à Nova Varig, que quer comprar aeronaves da fabricante brasileira.

Segundo Fiocca, a direção da Nova Varig está apresentando nesta tarde seu plano de negócios para pleitear recursos da nova linha, com o objetivo de aumentar a sua frota com aviões da Embraer.

O BNDES vai financiar até 85% do valor das aeronaves (90% corrigidos pela TJLP e 10%, em dólar).

A Embraer já havia concorrido com a Airbus neste ano para substituir parte da fronta da TAM, oferecendo um pacote que incluía a venda do jato 190, com capacidade para 100 passageiros. A TAM, no entanto, optou pela Airbus. Na época, tanto a Embraer quanto a TAM tentaram negociar a liberação de uma linha de crédito com o BNDES, mas o negócio acabou não se concretizando.

A frota da Varig atualmente é composta por três MD-11 e seis Boeing 737-300. Já a Embraer tem hoje uma carteira firme de pedidos de US$ 10,2 bilhões, para clientes como JetBlue, dos EUA, Air Canada, Copa Airlines, do Panamá, Alitalia, entre outros (o montante inclui pedidos para os três segmentos em que a Embraer atua: aviação comercial, executiva e de defesa).

Na semana passada, o presidente do conselho de administração da VarigLog, Marco Antonio Audi, disse que a Varig anunciaria, nas próximas duas semanas, a compra de 50 aeronaves, em um negócio de cerca de US$ 2 bilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]