A Boeing revelou nesta semana um novo modelo de asas que, segundo a fabricante americana, reduz o consumo de combustível ao mesmo tempo em que aumenta a velocidade média das aeronaves, tornando as viagens mais rápidas.
A façanha é fruto da chamada Transonic Truss-Braced Wing, uma asa em formato de treliça, com um segmento superior e outro inferior.
LEIA TAMBÉM: Pela primeira vez em cinco anos, Boeing passa Airbus em número de encomendas
O projeto ainda está em fase de pesquisa, mas já foram realizados alguns testes em túnel de vento, segundo o gerente do projeto, Neal Harrison. A ideia é operar modelos com esse tipo de asa a partir de 2030.
A Boeing afirmou que um avião equipado com essa asa poderia voar a 980 km/h em voo de cruzeiro, entrando na velocidade transônica, superior às subsônicas dos voos comerciais atuais (entre 800 e 900 km/h), mas ainda inferior aos aviões supersônicos como o Concorde, que voava a 2.000 km/h.
Enquanto isso, o consumo de combustível poderia ser reduzido de 8% a 10% em relação aos níveis atuais.
A fabricante americana divulgou uma projeção feita em computador de como ficaria o design de um avião narrowbody (como o 737 e o Airbus A320, por exemplo) com as asas.
Our new aerodynamic concept is spreading its wings at #aiaaSciTech today! #TheFutureIsBuiltHere
— The Boeing Company (@Boeing) January 8, 2019
Read more about our Transonic Truss-Braced Wing concept: https://t.co/ORIz1Na8WT pic.twitter.com/jmzCuYo6lT
O avião teria 52 metros de envergadura considerando-se o segmento superior da asa. O design lembra o de antigos bimotores dos primórdios da aviação.
LEIA TAMBÉM: Conselho da Embraer dá aval e nova empresa com Boeing começa a decolar
Segundo o gerente do projeto, apesar da imagem mostrar um avião de fuselagem estreita, aviões maiores como os 787 e 777 também poderiam receber esse tipo de asa.
Aliás, o 777X (a nova geração do Boeing 777, a ser lançada até o fim deste ano) já terá uma inovação nesse campo: asas dobráveis que aumentam a envergadura da aeronave e ajudam a reduzir o consumo de combustível, meta sempre perseguida por fabricantes já que combustível costuma ser a maior despesa no orçamento das companhias aéreas.
-
Religião pode se misturar com política? Assista ao Pensando Bem
-
Conflito com Moraes e governo lança holofotes sobre os negócios de Elon Musk no Brasil
-
Alexandre de Moraes manda PF interrogar executivos do X no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
-
Moraes é convidado especial de Pacheco em apresentação de proposta de Código Civil
Rebaixamento da meta aumenta desconfiança sobre as contas do governo Lula
Incertezas do Brasil fazem exportador deixar dólar no exterior e elevam pressão sobre câmbio
FMI amplia projeção de crescimento do PIB brasileiro para 2024 e 2025
Escalada de conflitos no Oriente Médio ameaça inflação e taxa de juros no Brasil
Deixe sua opinião