i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Mercado financeiro

Bolha ou alta consistente: o que está acontecendo na Bolsa de Valores?

  • Por Célio Martins
  • 09/02/2020 20:00
Bolha ou alta consistente: o que está acontecendo na Bolsa de Valores?
| Foto:

A lenta recuperação da economia brasileira não impediu a Bolsa de Valores de acumular recordes sobre recordes em 2019. E o principal mercado de negociação de ações de empresas do país – a B3, que centraliza os negócios realizados nos segmentos BM&F e Bovespa – manteve o embalo no começo de 2020, atingindo novas marcas em janeiro e só refluindo após a disseminação do coronavírus. Uma euforia que, ao menos entre alguns investidores e observadores, levantou questões sobre uma possível bolha no mercado acionário.

Em 2015, o Índice Bovespa (Ibovespa), que é o indicador do desempenho das ações na B3, terminou o ano com pouco mais de 50 mil pontos. No final de 2019, estava acima dos 115 mil pontos, isto é, mais que dobrou em quatro anos. E não parou aí. Neste ano, em 23 de janeiro, atingiu o pico de 119.527 pontos.

Outro dado que mostra o bom momento da Bolsa brasileira é a participação de investidor pessoa física. Se em 2002 pouco mais de 85 mil pessoas físicas faziam negociações na B3, hoje são mais de 1,6 milhão, quase 20 vezes mais. A participação desse seguimento no volume de negócios saltou de 13,7% para 18,2% entre 2015 e 2019.

O aumento do número de investidores pessoas físicas foi um dos fatores que levaram a B3 a registrar, pela primeira vez desde 2014, mais dinheiro brasileiro do que estrangeiro nas negociações – 52% de capital nacional ante 48% de recursos do exterior.

Os recordes não param. No último dia 31 de janeiro a B3 comemorou um patamar histórico de negócios realizados, somando 6,25 milhões de negócios. O equivalente a mais de 13 mil negócios por minuto, considerando-se o período de negociação à vista da bolsa, das 10h às 18h. A marca anterior era de 5,88 milhões de negócios, registrada quatro dias antes.

A subida meteórica da bolsa brasileira só foi interrompida com o impacto do surto de coronavírus na China. O temor de um a epidemia global e os efeitos já previstos da doença no desempenho da economia chinesa fizeram com que o Ibovespa seguisse a onda negativa das bolsas mundiais e caísse abaixo de 114 mil pontos na sexta-feira (7).

O que é alarmismo e o que há de fato

Ao mesmo tempo em que trouxe euforia para muitos investidores, para outros a alta no mercado acionário brasileiro – com a economia nacional ainda tentando sair do atoleiro – despertou suspeitas de estar havendo uma bolha.

No jargão do mercado, a bolha acontece quando um ativo – ou um conjunto de ativos – está com preço muito acima do que seria seu valor real. O tombo abrupto decorrente do coronavírus, apesar de não tirar os ganhos acumulados nos últimos meses, ajudou a reforçar o temor de alguns investidores.

Um dos que compartilharam a tese de bolha foi o líder de uma das maiores gestoras independentes do país, Luis Stuhlberger, presidente da Verde Asset Management. “Os órfãos do CDI, os rentistas, eu incluído, e a torcida do Corinthians têm diversificado em tudo que aparece”, comentou, se referindo à busca dos investidores pela diversificação de investimentos. Para ele, a Selic (taxa básica de juros) no menor nível histórico tem pressionado a bolsa ante a maior demanda por ativos mais rentáveis.

Outro que também levantou a hipótese de bolha foi o presidente do Santander, Sérgio Rial. “Não existe capitalismo sem capital na mão de brasileiros, mas é preciso mudar a educação para pessoas terem noção de risco e não criarmos bolhas”, disse durante divulgação do balanço do banco.

Apesar do alerta sobre os riscos, para grande parte dos especialistas não existe bolha na Bolsa brasileira. Giacomo Diniz, professor de finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec-SP), avalia que pode estar começando um leve indício de bolha, mas que ainda estamos muito longe disso.

“O fato é que no longo prazo o que sustenta o crescimento da Bolsa é o próprio crescimento da economia. E o que está acontecendo hoje? Nós observamos que as empresas de capital aberto estão melhorando substancialmente seus resultados, e isso tem ajudado a sustentar o crescimento da bolsa. Por outro lado, a economia como um todo ainda está demonstrando sinais de falta de aderência. Então, vem a pergunta: até onde as empresas têm fôlego para entregar resultado acima do registrado pela economia como um todo? É isso que vai nos dar a primeira diferenciação se estamos num caminho ordenado ou se esse crescimento está se dando sem lastro”, diz.

Para Diniz, outro fator que explica a alta recente da Bolsa brasileira é o saldo positivo dos investidores nacionais. “O dinheiro que os brasileiros colocaram na Bovespa é maior que a saída de recursos estrangeiros. Então, hoje a bolsa depende menos do capital internacional para sustentar sua alta”, avalia.

Rodrigo Moliterno, sócio da Veedha e head da mesa de renda variável da empresa, descarta a hipótese de bolha no momento. “O que nós estamos tendo é uma realocação dos investimentos, que estavam concentrados em renda fixa por causa dos juros altos. Com a queda dos juros, as pessoas estão procurando renda variável”, avalia.

Segundo Moliterno, o que favorece o crescimento dos investimentos em renda variável, em ações, é um ambiente melhor para que as empresas possam trabalhar e obter melhores resultados. “Essa conjuntura de melhora do ambiente para as empresas, com jutos baixos, ajudou a bolsa a crescer”, afirma. Ele também considera que os preços dos ativos brasileiros hoje não estão saturados, ou seja, o valor das ações não está alto em relação ao lucro das companhias.

O economista e sócio da Tendências Consultoria, Silvio Campos Neto, pondera que antes de falar sobre bolha ou não é preciso olhar se os preços dos ativos estão fora da realidade e observar qual é o lastro da bolsa.

“O preço das ações está relacionado à expectativa do desempenho futuro dos resultados das empresas. Se há uma perspectiva de melhora de resultado, de lucro, as ações tendem a subir. O que está por trás é que há uma percepção de melhora da economia brasileira, aliada à queda sem precedente da taxa de juros. Esses fatores ajudaram a potencializar essa demanda forte por renda variável, tendo em vista que acabou aquele ambiente de retorno fácil na renda fixa”, diz.

O que precisa dar certo e o que pode "azedar"

Muitas analistas veem como factível as projeções de que a bolsa brasileira possa subir ainda mais durante 2020. Há projeções para o Ibovespa na casa de 130 mil a 135 mil pontos, com alta de até 19% na comparação com o patamar de sexta-feira (7). Mas para isso é necessário que alguns fatos positivos se efetivem – e muitos deles dependem da esfera política.

Na opinião do professor Giacomo Diniz, para o crescimento seguir contínuo a curto prazo a economia como um todo precisará se recuperar, apresentar resultados melhores que os registrados atualmente. “Com a melhora da economia como um todo, os resultados das empresas sobem e favorecem a bolsa”, diz, com a ressalva de que é fundamental os juros se manterem baixos. “O aumento do número de pessoas físicas que investem em ações vai depender do nível dos juros”, alerta.

Rodrigo Moliterno, da Veedha, aponta a volta do capital estrangeiro como um fator importante para a Bovespa continuar a crescer. “O que estaria faltando para o capital externo voltar para a bolsa é um pouco mais de clareza principalmente na reforma tributária, que está para ser votada. Tendo um ambiente mais claro, com as reformas sendo encaminhadas, aí será possível vislumbrar o retorno do investidor de fora, que hoje está baixo”, avalia.

Na avaliação dos especialistas, no entanto, também há uma série de fatores que podem transformar o otimismo de hoje em pessimismo. “O que poderia dar errado seria alguma coisa externa, por exemplo, uma situação descontrolada do coronavírus ou uma reviravolta na política externa dos EUA, especialmente na relação com a China. E há também fatores internos, como a possibilidade de as reformas não caminharem no Congresso. Nesse caso o Guedes poderia querer deixar o governo, assim como o Moro e outros ministros técnicos, que hoje dão sustentação ao Bolsonaro”, prevê Moliterno.

Na contramão de quem vê a necessidade de aumento do capital estrangeiro para a bolsa brasileira continuar subindo, Giacomo Diniz vê problema caso o capital especulativo internacional desembarque em peso na Bovespa. “Poderemos ter problemas se ocorrer uma combinação de uma economia patinando, como está hoje, e ao mesmo tempo a entrada maciça de capital especulativo internacional. Isso levaria a uma bolha, apesar de ser muito improvável que isso aconteça”, diz.

34 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 34 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • T

    Terrivelmente

    ± 2 dias

    A isca foi mordida e linha está sendo paga. O dia que os lobos de wall street resolverem recolher a linha, os "investidores" ficarão a ver navios. O Brasil é especulação pura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Terrivelmente

    ± 2 dias

    A isca foi mordida e linha está sendo paga. O dia que os lobos de wall street resolverem recolher a linha, os "investidores" ficarão a ver navios. O Brasil é especulação pura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 2 dias

    Nem altas e nem baixas são consistentes, seguem o mercado, as especulações, o dólar, a política e previsões.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Conan

    ± 3 dias

    Alex Foz: se não entendeu o q eu disse então fique na sua mané.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • T

      Terrivelmente

      ± 2 dias

      Pela ignorância é da direita bolsonarista. Batata!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    " É aquele momento em que ninguém quer ficar de fora da “grande alta” e até o padeiro da sua esquina começa a falar de bolsa (essa analogia serve ao longo prazo, mas dá para entender o seu sentido no curto prazo: até quem não estava otimista se deixa contagiar). Nesse momento, o grande player – ou os grandes players – veem a oportunidade de desovar uma sacolada de ativos." ---- <<<

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andreas Milla

    ± 3 dias

    Não acredito na tese da bolha, e sim na tese da Represa. Com todos os problemas causados ao país nos governos anteriores, com o aumento desenfreado da corrupção e sucateamento da infraestrutura causado pelo direcionamento socio/comunista que eles impuseram quem tinha intenção de investir em empresas, consequentemente em produção e geração de empregos postergou e investiu em ciranda financeira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Andreas Milla

      ± 3 dias

      Com a mudança na política e a sua consequente guinada nos conceitos da economia e credibilidade, a retomada dos investimentos em infraestrutura, a queda da taxa SELIC, o que deixou investimentos especulativos menos viáveis, muito dinheiro que estava "Represado" em especulação, está migrando para a produção, lembrando que investimento em empresas geralmente representa aumento de produção. Investindo em produção se investe em empregos, a sua consequente renda e qualidade de vida. ESTAMOS SAINDO DE UM PERÍODO DE CÍRCULO VICIOSO NA ECONOMIA E ENTRANDO NUM CÍRCULO VIRTUOSO, QUE GERARÁ MUITAS MELHORIAS PARA TODOS. SÓ NÃO ENXERGA QUEM NÃO QUER OU TEM VERGONHA DE ADMITIR...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 3 dias

    Com esse bate boca do Bolsonaro sobre questoes ambientais ...nenhum europeu poe dinheiro aqui !!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Andreas Milla

      ± 3 dias

      Questões ambientais sobre as riquezas do subsolo da Amazônia, que é muito rico. Porque eles não reclamam das queimadas na Bolívia e da Austrália? Ou do derramamento de óleo nas nossas praias? Cadê o Macron? Cadê a Angela? Cadê a pirralha da Greta? Não precisamos desse tipo de investidor, tem investidor sério querendo investir aqui. São dispensáveis. Investidor inteligente não cai em mentiras, e está investindo mesmo com toda essa bagunça que essa corja está fazendo. O triste é que temos muitos AntiPaTriotas e sua corja trabalhando contra o Brasil e os Brasileiros.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 3 dias

      Ofereça juros altos e garanto que eles esquecem as questões ambientais rapidinho.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willian Cardoso de Souza Jesus

    ± 3 dias

    É muito bom ver sinais de que o brasileiro está finalmente, educando-se, financeiramente. Somos um dos piores países em termos de educação financeira. O brasileiro médio não tem a mínima ideia de como investir seu dinheiro, e pior, sequer se empenha para economizar o mínimo que seja para fazer investimentos que possam lhe dar um futuro melhor e mais digno. Tanto que, ainda, a grande maioria ainda tem a Poupança como principal (ou única) fonte de investimento. Espero que essa conscientização cresça cada vez mais, não somente no âmbito financeiro, mas tb político e de cidadania.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson - Sítio Cercado

    ± 3 dias

    Eu investi meus primeiros 200,00 em ações. Vou continuar jogando um pouquinho por mês lá pois a Poupança só dá prejuizo (abaixo da inflação). Mas temos que ir aos poucos, ainda mais quem não conhecemos bem do assunto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MIRIAM CRISTINA

    ± 3 dias

    "O que vale é comprar ações boas, em mercados tradicionais, com multiplos ainda em conta, pode cair, mas te dá 5, 6, 7 e até 8 % ao ano de dividendos" o problema é que todo mundo quer ser trader e ficar rico em 90 dias, se possível antes. Investir em empresas em recuperação judicial, com má administração, é especular, não é investir.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Alex Fox

      ± 3 dias

      O que me preocupa é que o o brasileiro, que não tem educação financeira decente, está colocando todo seu dinheiro na bolsa. Na primeira crise vão sair em pânico, o que não é saudável...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Júlio César

      ± 3 dias

      Concordo com você Miriam, na leitura do artigo, o maior temor é realmente a entrada do investidor externo especulativo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Gonçalo dos Santos

    ± 3 dias

    Vamos tocando os políticos à fazer o que é melhor para nós .WE THE PEOPLE

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    J L

    ± 3 dias

    Nossa bolha chama-se Legislativo. Este sim pode atrapalhar nas reformas que tanto precisamos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Conan

    ± 3 dias

    Os pobres sardinhas estão entrando de gaiato, daqui a pouco os tubarões os engole, daí é choro e arrependimento; sardinhas não tem informações privilegiadas; é só perda. Só ganha os tubarões especuladores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • C

      Conan

      ± 3 dias

      Boa sorte espertoes

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 3 dias

      Caramba, quanta inveja... Típico de brasileiro invejoso: se ele vê gente rica ganhando dinheiro na bolsa, então é porque "eles têm informações privilegiadas"... Não pode admitir que tem gente que é melhor que ele para lidar com dinheiro e saber investir. A inveja, de fato, mata.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Alex Fox

      ± 3 dias

      Se você é sardinha o problema é seu...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      Júlio César

      ± 3 dias

      Conan, o bárbaro. Falta-lhe um pouco de informações para afirmar isso. Empresas séries divulgam seus balanços patrimoniais e inclusive promovem eventos em grandes auditórios para apresentar publicamente seus resultados aos acionistas e quem mais se interessar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo

    ± 3 dias

    Faltou explicar que o indice idovespa não é deflacionado, os 70.000 atingidos em 2008 valiam mais do que os 115.000 hoje, não estamos "batendo recorde" real, apenas nominal. Se tiver duvida pesquise por "ibovespa deflacionado".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Rodrigo

      ± 1 dias

      Sim, estão. O problema das notícias sobre "recorde" é que elas dão a entender que nunca esteve tão caro, induzindo o leitor desinformado a ficar fora ou até sair de renda variável.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 3 dias

      Mesmo assim os rendimentos estão altos, o que para quem está investindo, já é muito bom.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    "Brasil tem a Bolsa mais cara do mundo emergente, aponta Credit Suisse."

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Vitor Chvidchenko: Só coloquei uma informação, que julguei útil. Se você não gostou do relato, basta desconsiderar.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 3 dias

      Freitas, então conclame o povo todo a fazer uma greve e parar de investir o dinheiro na bolsa, para ver se ela barateia. Boa sorte.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Alex Fox

      ± 3 dias

      Se o Brasil tem as maiores expectativas de crescimento é natural ter a bolsa mais cara. Os investidores estão apostando que o país vai crescer e o lucro das empresas vai aumentar. Caro e barato são termos muito relativos, depende do ponto de vista, dos referenciais, etc...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      MIRIAM CRISTINA

      ± 3 dias

      O que vale é comprar ações boas, em mercados tradicionais, com multiplos ainda em conta, pode cair, mas te dá 5, 6, 7 e até 8 % ao ano de dividendos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Rodrigo Schmidt Prado: MoneyTimes

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 3 dias

      Rodrigo Schmidt Prado: https://www.moneytimes.com.br/fast/brasil-tem-a-bolsa-mais-cara-do-mundo-emergente-aponta-credit-suisse/?utm_source=oantagonista&utm_medium=feed&utm_campaign=post203508

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo Schmidt Prado

      ± 3 dias

      Freitas, tem o link desta informação?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.