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Inovar-Auto

“Bolsa montadora” de Dilma deixa dívida milionária e fabricantes cobram fatura

  • Brasília
  • 17/10/2020 19:57
Linha de montagem da Audi em São José dos Pinhais (PR).
Linha de montagem da Audi em São José dos Pinhais (PR).| Foto: Divulgação/Audi

O Inovar-Auto, programa criado durante o primeiro governo Dilma Rousseff (PT) para frear o avanço das importações de veículos e incentivar a produção local, acabou deixando uma dívida milionária – talvez bilionária – a ser paga pelos próximos governos.

E a fatura chegou: as montadoras que participaram do programa pressionam a União para receber o “dinheiro” a que têm direito, na forma de crédito tributário. O atual governo, por sua vez, tem se esquivado de solucionar o impasse, que se arrasta desde 2018.

O débito foi gerado porque o Inovar-Auto previa que as montadoras que se instalassem no país ou expandissem suas plantas para fabricação de novos veículos ganhariam crédito presumido de IPI para abater assim que começassem a produzir veículos por aqui. Esses créditos – um desconto que na prática reduziria o pagamento de IPI – poderiam ser utilizados enquanto o programa estivesse em vigor, ou seja, até dezembro de 2017.

Só que a recessão econômica atingiu em cheio o Brasil em 2014. A venda de veículos despencou e as montadoras não conseguiram usar todo o crédito acumulado durante a vigência do programa, ficando com um saldo remanescente. Uma nova lei prevendo o uso desses créditos precisa ser aprovada para que as empresas possam fazer os abatimentos. E é essa lei que elas estão cobrando que seja editada o quanto antes, sob o risco de paralisia de novos projetos no país.

O recado mais enfático foi dado pelo presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, em evento do setor no fim de setembro. Ele lembrou que a Audi deixará de produzir o hatch A3 no país em dezembro, pois o sedã sairá de linha. Hoje, o A3 é o único modelo da marca com produção local, em uma fábrica dividida com a Volkswagen, sua controladora, em São José dos Pinhais (PR).

A fabricação de um novo veículo dependerá, entre outra coisas, de o governo federal acertar o pagamento dessa dívida pendente, pois novos investimentos terão de ser feitos pela fabricante para remodelar a sua linha de produção, informou Roscheck. Ele não descartou, inclusive, que a Audi fique sem produzir no país caso o impasse não seja solucionado.

"Assinamos um compromisso de pagar e receber de volta e é difícil convencer a matriz alemã a investir num mercado que não é responsável em cumprir compromissos", afirmou o executivo a jornalistas em setembro. "Mesmo que o pagamento seja feito no longo prazo nós aceitamos, mas precisamos de uma decisão", completou.

A Mercedes-Benz é outra montadora instalada no país que tem direito a receber os créditos apurados conforme as regras do Inovar-Auto. Em nota à Gazeta do Povo, a fabricante informou que ter um “valor substancial a receber” e que está “acompanhando o tema".

Questionada se também cogita parar sua produção, a montadora afirmou apenas que “precisamos aguardar o encaminhamento do tema”. A Mercedes tem duas fábricas em São Paulo e uma em Minas Gerais. Ela produz ônibus, caminhões e automóveis premium.

Governo não se manifesta. Renúncia pode chegar à casa do bilhão

Audi e Mercedes informaram que ainda não tiveram uma sinalização do governo com uma solução para a questão. A Audi ressaltou, ainda, que a pausa na produção local continua como possibilidade e que ainda não há substituto para o A3, que sairá de linha.

A Gazeta do Povo questionou o Ministério da Economia e a Receita Federal sobre como e quando o governo pretende pagar essa dívida. A Receita Federal informou que “não comenta medidas ou atos que ainda não estejam publicados”.

Em 2018, a Receita Federal estimou que o saldo remanescente de créditos presumidos do Inovar-Auto poderia ser de R$ 1,01 bilhão. Ou seja, esse seria o valor que as 19 empresas habilitadas no programa poderiam ter direito a abater em impostos no Brasil.

Porém, na época, a Receita ponderou que os balanços das empresas não permitiam identificar a origem dos créditos escriturados na rubrica "IPI a recuperar", então o saldo relativo ao programa Inovar-Auto pode ser menor. A reportagem solicitou à Receita uma atualização do dado, mas o Fisco respondeu que não tem essa informação.

A Anfavea – associação que representa as montadoras – informou que também não tem os valores, pois cada fabricante vem tratando do tema diretamente com a Receita Federal. As fabricantes alemãs Audi, BMW e Mercedes-Benz afirmam ter R$ 290,7 milhões em créditos para abater.

Deputado propõe projeto para resolver impasse

O deputado Toninho Wandscheer (Pros-PR) apresentou em setembro deste ano um projeto para resolver a questão. O texto prevê que as fabricantes de veículos com créditos presumidos acumulados dentro do Inovar-Auto utilizem o saldo existente pelos próximos dez anos.

O saldo poderá ser usado para abater o IPI devido relativo aos veículos fabricados e/ou montados pela empresa no país ou transferido, no todo ou em parte, para outros estabelecimentos industriais da mesma pessoa jurídica. Em cada ano, a montadora poderá usar 10% do saldo remanescente de créditos.

O projeto ainda aguarda despacho do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). À Gazeta do Povo, o deputado Wandscheer informou que o texto só começará a tramitar quando tiver acordo com o governo, o que ainda não ocorreu. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), vem tentando negociar com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

“O governo brasileiro não está cumprindo um compromisso assumido com as montadoras, que era esse incentivo tributário. Nós sabemos que com a pandemia é difícil o governo abrir mão dessa receita, mas acordo precisa ser cumprido, se não fica difícil atrair investimentos para o país”, diz Wandscheer.

Ele completa que o prazo de dez anos chegou a ser discutido com a Economia durante a elaboração do projeto, e o prazo foi considerado razoável, justamente para não acarretar uma renúncia fiscal alta em um pouco tempo. Mas o apoio do governo para o texto ainda não veio. “Falta esse acordo.”

Entenda melhor o caso

Em 2011, para tentar reduzir o aumento da venda de carros chineses no Brasil, o então ministro da Fazenda, Guido Mantega, impôs um adicional de 30 pontos porcentuais à alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os carros importados fora do Mercosul. Com isso, o preço dos carros importados subiu de 25% a 28%, movimento que atingiu em cheio as fabricantes JAC, Chery e Lifan, que estavam ganhando terreno no país.

Em 2012, para incentivar a produção nacional, o governo Dilma lançou o programa Inovar-Auto, que permita às montadoras escapar da carga extra de impostos. Para isso, bastaria que as empresas começassem a fabricar veículos no Brasil ou expandissem seus parques industriais locais já existentes para produção de novos veículos; cumprissem mínimo de etapas de produção local; investissem em pesquisa e desenvolvimento no país; mantivessem índice de 65% de nacionalização de componentes; e se comprometessem com metas de eficiência energética.

Em troca, elas ganhariam crédito presumido de IPI para abater assim que começassem a produzir seus veículos por aqui e enquanto o programa estivesse vigente. O crédito presumido nada mais é do que um benefício fiscal em que se reduz o valor do imposto a ser pago pela empresa. No caso do Inovar-Autor, o imposto era o próprio IPI, que o governo tinha aumentado. O valor do crédito a ser acumulado foi igual a 50% do valor dos gastos com P&D no país, limitados a 2% da receita operacional bruta menos encargos tributários.

Ao todo, 19 empresas foram habilitadas a receber esses créditos presumidos. Algumas, inclusive, aproveitaram a vantagem creditícia oferecida pelo programa para entrar ou voltar a fabricar no país. Foi o caso, por exemplo, da montadora alemã Audi, que anunciou o seu retorno ao Paraná em 2013, após sete anos fora do estado, conforme noticiou a Gazeta do Povo na época.

Só que em 2014 o Brasil entrou em uma recessão econômica que durou até 2016. As vendas do mercado automotivo despencaram, assim com a produção de veículos. Com isso, as montadoras não tiveram tempo para usar todo o crédito de IPI que conseguiram acumular com o Inovar-Auto. O programa foi encerrado em dezembro de 2017 e os créditos só poderiam ser usados durante a vigência do programa. O passivo ficou em aberto e o impasse foi criado.

O governo Temer, em 2018, tentou resolver a questão enviando um projeto de lei ao Congresso Nacional. Esse projeto permitia às montadoras usar o saldo remanescente do crédito presumido do IPI pelo prazo máximo de cinco anos.

O projeto fez parte acordo fechado pelo governo com a indústria automobilística durante as negociações que deram origem ao Rota 2030, regime automotivo que substituiu o Inovar-Auto. O Rota 2030 foi anunciado pelo governo em 2018 e aprovado no mesmo ano pelo Congresso. Mas o projeto sobre os créditos presumidos de IPI não foi votado pelos parlamentares.

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Comentários [ 50 ]

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  • P

    Plínio

    22/10/2020 19:27:32

    No fim Adam Smith tem razão, o melhor regulador do mercado é o próprio mercado. Esta confusão mostra a promíscua relação de governantes e oligopólios. Dilma aumentou a carga tributária para proteger as industrias nacionais. Para enganar o povo fez o Inovar. Em troca de P&D local e preço mais baixo, o crédito em impostos. Até quem nunca comprou um carro pagou pela desoneração. Mas não houve P&D local e nem carros mais baratos. Afinal, para que baixar os preços se o governo garantia o mercado? E sem risco algum. O prejuízo é sempre pago pelo povo. Idem Petrobrás e outros casos.

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    • J

      Jorge Luiz

      22/10/2020 13:15:06

      empresarios inescrupulosos! e a margem de lucro desses veiculos?? mais umamerdado governopt... eitaaaaaaa

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      • pradojoseeduardo@gmail.com

        22/10/2020 1:30:15

        Além de **** , burros, o que incomoda é que empresários também nada ortodoxos se valem das diabruras petista para saquerarem os cofres públicos.

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        • pradojoseeduardo@gmail.com

          22/10/2020 1:30:15

          Além de **** , burros, o que incomoda é que empresários também nada ortodoxos se valem das diabruras petista para saquerarem os cofres públicos.

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          • R

            Rômulo Viel

            19/10/2020 14:19:34

            E a gestão petista não para de gerar esqueletos no armário...

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            • M

              Marcos Ctba

              19/10/2020 13:13:04

              Presunção não é direitos adquiridos . Mais uma bela herança boboca da ptzada.

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              • T

                tamotsu kashino

                18/10/2020 23:24:30

                A lei está bem claro, o beneficio terminou em 2017, quem usou gamhou, quem não usou não usam mais, qual é a problema???

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                • S

                  Salo

                  18/10/2020 22:32:45

                  Pela matéria está claro que expirou em 2017. Se não usou, deve ser igual a garantia dos carros, não tem mais direito. A tentativa dos parlamentares eleitos pelas montadoras tem a obrigação de defendê-los mas nos pagadores de impostos, não.

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                  • L

                    Luca

                    18/10/2020 21:10:22

                    O importante é cumprir com os contratos, manter a palavra, senão em um próximo acordo quem vai acreditar no Brasil. Se foi mal feito a culpa é do governo eleito, não das montadoras, infelizmente tem que pagar. Se não pagar espero que todas montadoras vão embora e a gente volte a fazer gurgel a R$ 100 mil

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                    • P

                      Pedro Silva

                      18/10/2020 21:35:40

                      Exatamente. Só faltava o governo descumprir compromissos, porque o mais importante é 2022 através do Renda Cidadã.

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                  • P

                    Pedro Silva

                    18/10/2020 19:38:47

                    No país do Paulo Guedes, Bolsonaro e Gazeta do Povo apenas os bancos podem ser beneficiados. Na opinião destes 3 atores, outras empresas receberem benefícios fiscais (mesmo que gerem muito mais empregos) é quase crime.

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                    • J

                      Jorge Vallim de Medeiros

                      24/10/2020 18:47:37

                      Pare de confiar em narrativa, meu caro. O país está avançando, reformas e obras sendo feitas, com mais 2 anos para concluir milhares de melhorias em nossa infraestrurura e, saneamento básico. Vamos torcer pelo nosso Brasil.

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                    • R

                      Rômulo Viel

                      19/10/2020 14:20:35

                      Vc se refere aos bancos, aqueles que lucraram como nunca se viu neste país na gestão petista?

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                  • P

                    Plinio

                    18/10/2020 18:58:45

                    Dilma deveria perder seus direitos por ter feito as **** que fez.Leviandobski sacaneou o povo brasileiro.

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                    • J

                      JULIO

                      18/10/2020 18:09:46

                      O risco faz parte do negócio . Os pequenos empresários nunca tiveram essas facilidades e precisam se virar . O governo não tem que fazer nada . Vida que segue .

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                      • Z

                        Zyss

                        18/10/2020 17:06:18

                        Pelo texto da digníssima jornalista. Dá a impressão que o governo tem a obrigação de fazer algo.

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                        • L

                          Leonardo Carvalho

                          18/10/2020 14:54:06

                          O texto diz claramente que: "O programa foi encerrado em dezembro de 2017 e os créditos só poderiam ser usados durante a vigência do programa". Eles não usaram, então acabou. Qual é a pendência aqui? Não existe nenhuma quebra de compromisso, quem usou, usou, quem não usou perdeu. Cristalino.

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                          • F

                            fabio zamboni

                            21/10/2020 21:25:26

                            Salvador: No meu entendimento se a vigência encerrou, acabou tanto crédito gerado como seu desconto. Não o importa se ainda existem créditos, eles simplesmente não podem ser usados. Se você tem um crédito em alguma loja com prazo para que seja utilizado, caso você não o faça dentro do prazo ele é perdido. No caso, por mais que o governo tenha culpa no tamanho da crise, o que impossibilitou o uso dos créditos dentro do prazo foi algo que faz parte do risco do negócio.

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                          • L

                            Luca

                            18/10/2020 21:06:54

                            Zyss: Risco de negócio no Brasil todo mundo sabe que tem e é alto, por isso que pedem tantos benefícios antes de vir, se quebrar contratos assim ninguém mais vem produzir aqui, e quem vai produzir daí?

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                          • P

                            Plinio

                            18/10/2020 19:01:23

                            Salvador: o programa acabou.

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                          • Z

                            Zyss

                            18/10/2020 18:13:01

                            Salvador: já escutou falar em risco do negócio?

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                          • S

                            Salvador

                            18/10/2020 15:36:46

                            O texto continua, caro Leonardo: venda de veículos despencou e as montadoras não conseguiram usar todo o crédito acumulado DURANTE a vigência do programa, ficando com um saldo remanescente. Ou seja, tecnicamente o crédito foi gerado - acumulado - durante a vigência. Só não pode ser usado pela queda dos demais veículos da linha de produção, que não foram vendidos, foi o que se depreende do texto. Não estou defendendo montadoras, mas que o governo se comprometa com o que assinou em contrato.

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                        • M

                          MARTINI

                          18/10/2020 14:39:21

                           Qualquer obrigação/direito por prazo determinado – até pela jurisprudência internacional – CADUCA em seu término! IMPASSE VAZIO que só uma lei “DILMÁTICA” poderia permitir surgir! Consabido que montadoras, apesar de jurarem o contrário, fabricam em países do TERCEIRO MUNDO PARA CONSUMO LOCAL com tecnologia DEFASADA em suas matrizes! Audi & Cartel que se vá, pois pouco nos beneficiou. Indústria Automobilística, gerando cada vez menos empregos, já há quase 60 anos no Brasil e com subsídios que não recebem nas respectivas matrizes – e para nos MANTER NO ATRASO TECNOLÓGICO. “INOVAR” - mais uma piada de Dilma, só suplantada pelo seu TREM FANTASMA DE ALTA VELOCIDADE.

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                          • J

                            JOSMAR PORTUGAL VAZ

                            18/10/2020 14:22:20

                            Não é atoa que o ministro Guedes quer recriar a Nova CPMF. O povo paga a conta de tudo neste Brasil . Governar por aqui é só criar impostos. O pt destruiu o Brasil . Luladrão está solto com altíssimo salário de ex presidente e a bandida da Dilma , também . O governo não corta gastos . Só conversa fiada ......

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                            • J

                              Jorge Vallim de Medeiros

                              24/10/2020 18:52:12

                              Pelo que entendi, é uma troca de impostos; beneficiando a empregabilidade, co menores custos de contratação e, com tetos e alíquotas de IR favoráveia aos cidadãos. Deveria ser melhor explicado, pois parece uma boa medida, aumentando a base de arrecadação, incluindo também a sonegação.

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                          • M

                            Marco Polo

                            18/10/2020 14:19:50

                            Sempre existirá uma eterna dúvida do que acontecerá lá na frente. No entanto, é necessária alguma previsão e risco. A ideia poderia ser ótima e válida, mas, pela própria história do socialismo/comunismo em todo mundo, todas as ideias boas e excepcionais que cativam as cabecinhas dos alienados e desajustados, por alguns motivos alheios às suas vontades e ações, não se consegue concretizar. Pagaremos as contas assumidas por esses lunáticos de má-fé que ainda insistem em nos sabotar! A vida é assim; a perna boa segura todo o corpo!

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                              joão José Augusto Mendes

                              18/10/2020 12:56:48

                              O aparecimento de mais uma herança maldita. Quem compra Audi? Se gosta de Audi tem dinheiro e pode importar, o problema é que a indústria automobilística joga sempre com o emprego, e aí cabe ao governo avaliar o custo benefício. Duvido que fizeram algum investimento em pesquisa e desenvolvimento isso é feito na matriz.

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                              • S

                                Stanislau Surek

                                18/10/2020 14:20:21

                                Qual é o problemas de gostar de Audi e não pagar impostos absurdos? O problema é termos um governo gigante que suga toda a riqueza que poderia ser usada para gerar mais empregos.

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                            • B

                              Bingo Two

                              18/10/2020 12:30:54

                              Lembro muito bem que, na ocasião, o tal "mercado" agradeceu! Ah, não lembro da tal direita pavorosa ter sido contra ou ter feito algum aparte negativo. Ficaram quietinhos, não colocaram a cara nem na fresta na cortina.

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                                Stanislau Surek

                                18/10/2020 11:57:54

                                A conta vai ser paga pelo contribuinte e até por quem nem tem carro. Por que não deixar importar carros melhores e mais baratos para beneficiar o CONSUMIDOR?? Se o cara quer ser “patriota” que compre carros mais caros “nacionais” com menor qualidade e segurança por aqui. Impostos altos só geram desemprego e piores opções para os consumidores, que são os ELEITORES.

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                                  Ari Borgonovo

                                  18/10/2020 11:44:44

                                  Pra fabricar estas carroças no ano de 2020 a preço de ouro ainda querem incentivo?? Se baixassem o preço desta carroças fabricadas aqui Não venderia mais e triam mais lucros, . Porque em !984 já tinhamos carros com vidros elétricos nas 4 portas retrovisores eletricos mais tecnologia do que estas carrocás fabricadas hoje? Parece que a economia do Brasil é só automovel, Daqui a pouco vào vende um carro e por na mesa e começar a comer parafuzos, estofamentos ,pneu de sobremesa , e o povo passado fome Vamos dar atenção ao povo Brasileiro que esta na miséria

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                                    Rodrigo Gomes

                                    18/10/2020 11:33:42

                                    PT é isso: populismo e clientelismo com os pobres, conluio e promiscuidade com os ricos.

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                                      Pzig

                                      18/10/2020 11:03:51

                                      como sempre quem tem lobby consegue tirar nossos impostos para o seu setor.

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                                        JoJr

                                        18/10/2020 10:48:35

                                        ESSA **** SÓ FEZ MER.....!!!!

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                                          Osvaldo

                                          18/10/2020 9:52:16

                                          Este foi o PT governando somente para os amiguinhos e deixando a nação de lado ...favorecendo grupos aqui e ali , agora o prejuízo fica para os outros ..incompetentes ...

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                                            Jorge Vallim de Medeiros

                                            24/10/2020 18:54:35

                                            Assim funciona a esquerda latina podre; onde quer que se instale.

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                                          Dimas N

                                          18/10/2020 9:10:25

                                          Débito inexistente, havia um prazo claro para utilização do crédito presumido. Assim funcionam as garantias dos veículos destas montadoras.

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                                          • G

                                            Gabriel

                                            18/10/2020 11:32:46

                                            Exato! O programa era claro em dizer que as montadoras deveriam usar os créditos enquanto durasse o programa.

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                                        • D

                                          Destemido

                                          18/10/2020 8:59:06

                                          Herança maldita de todos os lados.

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                                          • W

                                            WMVIEIRA

                                            18/10/2020 8:57:34

                                            Audi vai embora mesmo. Por anos, montadoras sangraram o país e desrespeitaram o consumidor.

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                                              Jorge Vallim de Medeiros

                                              24/10/2020 18:57:38

                                              Como assim? Milhares de industrias fornecedoras, de todos os setores industriais; milhões de empregos gerados, bilhões de arrecadação. São vitais às nações que as abrigam.

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                                          • F

                                            FB

                                            18/10/2020 6:22:10

                                            A lei foi cumprida. Essas montadoras estão é de lorota.

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                                            • J

                                              Jorge Vallim de Medeiros

                                              24/10/2020 18:58:50

                                              Emresas internacionais, respeitadíssimas no mundo, "de lorota"? Tristes trópicos.

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                                          • M

                                            Markenson Marques

                                            18/10/2020 5:49:23

                                            Não houve descumprimento de lei pelo governo. Se não venderam até Dez/2017 volume suficiente para aproveitarem 100% dos créditos, este foi o risco do negócio.

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                                            • A

                                              ABD58

                                              18/10/2020 5:38:53

                                              Mais uma bucha deixada pela estocadora de vento.

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                                              • E

                                                Eduardo P.

                                                18/10/2020 3:00:00

                                                Que legado trágico Lula e seus fantoches deixaram para o Brasil.

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                                                • M

                                                  Márcia dos Reis Schmidt

                                                  18/10/2020 2:21:14

                                                  Não defendendo a Dilma mas não existe passivo nenhum, a lei foi cumprida e se teve a crise e eles tomaram prejuízo isso é risco do negócio.

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                                                  • S

                                                    Salo

                                                    18/10/2020 1:14:54

                                                    Mais uma. Alem dos desvios, ainda deixam dividas.

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                                                    • E

                                                      Erdsilva2

                                                      18/10/2020 1:12:22

                                                      Minha querida dilmANTA. Sempre fazendo suas asneiras e ferrando o país.

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                                                      • E

                                                        Erdsilva2

                                                        18/10/2020 1:12:22

                                                        Minha querida dilmANTA. Sempre fazendo suas asneiras e ferrando o país.

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