• Carregando...

As bolsas de valores da Ásia fecharam a sexta-feira sem direção comum, mas encerraram a semana com a melhor performance em seis meses, à medida em que os investidores retomaram o apetite por risco, deixando um pouco de lado as preocupações com a crise europeia.

"As economias emergentes da Ásia não estiveram no centro da crise financeira, como os Estados Unidos e, mais recentemente, o sul da Europa", disse Clemens Kang, estrategista do Woori Investment & Securities em Seul.

"A distância das regiões com problemas ajudou essas economias a se recuperarem rapidamente. E a taxa comparativamente robusta de crescimento dessas economias atraiu os investidores."

O índice MSCI de ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subiu 3,6 por cento na semana, a maior alta desde a primeira semana de dezembro do ano passado.

Neste pregão, o índice tinha alta de 0,64%, para 394 pontos, na máxima em um mês.

Em Tóquio, a bolsa teve variação negativa de 0,04%, para 9.995 pontos, mas acumulou na semana avanço de 3%, o maior em três meses.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,74%, para 20.286 pontos, encerrando a semana com elevação de 2,1%, a melhor performance desde abril. O destaque foi o HSBC que atraiu compradores depois de um leilão bem sucedido de dívida da Espanha nesta semana diminuir os temores sobre a crise da Europa.

"A confiança do investidor ainda não voltou totalmente, como prova o fraco volume, mas a confiança está melhorando pouco a pouco", afirmou Linus Yip, estrategista do First Shanghai Securities.

Em Xangai, o mercado caiu 1,84%, aos 2.513 pontos, a maior queda em quase três semanas, devido a um embolso de lucros.

Taiwan teve desvalorização de 0,30%, para 7.493 pontos.

Em Seul, a bolsa subiu 0,24%, para 1.711 pontos. Em Sydney, a alta foi de 0,54%, para 4.551 pontos. Em Cingapura, o mercado caiu 0,37% para 2.833 pontos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]