• Carregando...

As principais bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em queda nesta quinta-feira, conforme investidores realizaram lucros antecipando-se a um pronunciamento do chairman do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), Ben Bernanke, na sexta-feira.

Espera-se que Bernanke dê mais detalhes sobre os planos do banco central dos Estados Unidos para a economia.

O índice Dow Jones, referência da Bolsa de Nova York, recuou 1,51 por cento, para 11.149 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve desvalorização de 1,56 por cento, para 1.159 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 1,95 por cento, para 2.419 pontos.

Diversos fatores negativos contribuíram para a fraqueza no mercado após três dias de ganhos. O nervosismo em relação a uma forte queda nas ações alemãs e dados mostrando uma contínua fraqueza no mercado de trabalho ajudaram a alimentar o movimento de vendas.

O mercado acionário avançou no início da semana, em parte devido a expectativas de que a debilidade econômica dos EUA possa implicar outra rodada de estímulos monetários por parte do Fed, como a sugerida por Bernanke na mesma conferência em Jackson Hole, Wyoming, um ano atrás.

"Existe a suposição de que não ocorrerá um anúncio de política monetária, mas o mercado se comportou nessa semana como se fosse esse o caso", disse o diretor administrativo da Lazard Capital Markets, Art Hogan, em Nova York.

É mais provável que Bernanke sinalize medidas gradualistas, que podem desapontar quem espera atitudes drásticas, como uma nova rodada de compra de ativos.

O mercado abriu em alta após o Bank of America afirmar que a Berkshire Hathaway, do investidor bilionário Warren Buffett, passará a deter uma fatia de 5 bilhões de dólares do banco, cujas ações recuaram no início desta semana para o menor nível em dois anos.

O S&P 500 ainda acumula alta de 3,2 por cento nesta semana, que pode ser a primeira de ganhos do índice nas últimas cinco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]