• Carregando...

As bolsas dos Estados Unidos fecharam em leve alta nesta terça-feira (9).

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, subiu 0,11%, a 10.564 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq cresceu 0,36%, a 2.340 pontos. O Standard & Poor's 500, índice que reúne ações de grandes empresas dos EUA, ganhou 0,17%, para 1.140 pontos.

Nesta terça, faz um ano que a crise econômica derrubou as ações a seu menor nível em mais de 12 anos. Desde então, o S&P 500 acumula apreciação de 68,5%, maior alta em um ano desde 1936. Mesmo assim, o índice ainda está desvalorizado em 27,6% em relação a sua máxima histórica.

O avanço foi contido pela queda nos preços das commodities, o que pressionou ações ligadas a matérias-primas, ofuscando os ganhos nos setores de telecomunicação e industrial.

Mas as companhias financeiras mais fracas dominaram a atividade do mercado, uma vez que Citigroup, AIG e outras empresas contabilizaram forte volume.

"Há um giro enorme nos setores financeiro, de telecomunicações e em outros de áreas abaixo da média do mercado", disse Paul Mendelsohn, estrategista-chefe de investimentos da Windham Financial Services, em Charlotte, Vermont. "O mercado está em uma tendência de alta agora, caminhando em direção a suas máximas."

O índice de bancos KBW avançou 0,6%, com o maior ganho vindo de Capital One Financial, cujos papéis subiram 2,1%. Citigroup disparou 7,3%, maior alta percentual diária desde agosto do ano passado.

Ações de telecomunicação e de companhias ligadas à internet se apreciaram, depois de a Cisco Systems anunciar um roteador de maior capacidade. A AT&T, maior empresa de telecomunicação dos EUA, disse que testou o dispositivo com sucesso.

A Cisco, que ganhou quase 4% na segunda-feira pela antecipação do anúncio, ficou estável, enquanto o índice S&P de telecomunicação ganhou 1,2%.

As ações da Apple, fabricante do iPhone, valorizaram-se 1,8%, a US$ 223,02, após alcançar US$ 225 mais cedo, nova máxima histórica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]