IPI - motos - bolsonaro - tarcísio - guedes
Presidente Jair Bolsonaro no Lançamento do Programa Renda e Oportunidade: isenção de IPI sobre motos foi sugerida por ele aos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas| Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu nesta quinta-feira (17) a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de motocicletas novas para taxistas e pessoas com deficiência. A ideia proposta por ele segue os moldes da lei sancionada por ele em 31 de dezembro de 2021, que prorrogou até dezembro de 2026 a isenção do mesmo tributo sobre carros novos para taxistas e deficientes.

"Eu peço que o [ministro da Economia] Paulo Guedes, juntamente com o [ministro da Infraestrutura] Tarcísio [de Freitas], estude a possibilidade de isenção total de IPI para mototaxistas, assim como zeramos o IPI para carros, continuamos zerando o IPI para taxistas e pessoas com deficiência, incluindo os surdos", declarou Bolsonaro no lançamento do Programa Renda e Oportunidade, o conjunto de ações propõe aumentar o poder de compra dos brasileiros.

A declaração foi dada em um contexto em que ele defendia a redução de tributos sobre a economia como uma forma de estímulo à economia. Bolsonaro destacou como exemplos a redução de 25% do IPI adotada em fevereiro, a redução gradual de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre operações de câmbio até 2029 assinado por ele na terça-feira (15) e o fim do IPI na importação de barcos a vela e motos aquáticas proposto por ele em dezembro do ano passado.

Durante sua fala, Bolsonaro disse ter sido informado pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, que a isenção de IPI sobre barcos a vela possibilitou a importação de mais de 200 veleiros em fevereiro. "Cada veleiro, de forma direta e indireta, gera mais empregos. Todos se beneficiam. Este é um governo que não fala, não discursa, e tira o Estado de cima da população. Aqui não se cria dificuldade para vender facilidade", declarou.