• Carregando...
Petrobras
O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade| Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O Ministério de Minas e Energia anunciou na noite desta segunda-feira (23), em nota oficial, a substituição do presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho, que permaneceu no cargo por apenas 40 dias. A mudança ocorre em meio às sucessivas altas nos preços dos combustíveis, motivo de insatisfação do presidente Jair Bolsonaro e que já havia causado a demissão do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Para o lugar de Ferreira Coelho, o governo vai indicar Caio Mário Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. Homem de confiança do ministro da Economia, Paulo Guedes, ele já havia sido cotado para assumir a Petrobras por ocasião da demissão do general Joaquim Silva e Luna.

Paes de Andrade chegou, inclusive, a ser entrevistado pelo então ministro Bento Albuquerque. Entre os principais trabalhos desenvolvidos pelo secretário no governo, destaca-se a implantação da plataforma gov.br, que reúne serviços digitais do governo federal.

Segundo a nota do ministério, Andrade é formado em comunicação social pela Universidade Paulista, pós-graduado em administração e gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University.

A indicação dele para comandar a Petrobras precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da companhia. Paes de Andrade será o quarto presidente da estatal no governo Bolsonaro – o primeiro foi Roberto Castello Branco, demitido em abril do ano passado, também por causa do aumento no preços dos combustíveis.

Leia a nota oficial do Ministério de Minas e Engeria

O Governo Federal, como acionista controlador da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, participa que decidiu promover alteração da Presidência da Empresa.

O Governo consigna ao Presidente José Mauro os agradecimentos pelos resultados alcançados em sua gestão, frente a Petrobras. O Brasil vive atualmente um momento desafiador, decorrente dos efeitos da extrema volatilidade dos hidrocarbonetos nos mercados internacionais.

Adicionalmente, diversos fatores geopolíticos conhecidos por todos resultam em impactos não apenas sobre o preço da gasolina e do diesel, mas sobre todos os componentes energéticos. Dessa maneira, para que sejam mantidas as condições necessárias para o crescimento do emprego e renda dos brasileiros, é preciso fortalecer a capacidade de investimento do setor privado como um todo. Trabalhar e contribuir para um cenário equilibrado na área energética é fundamental para a geração de valor da Empresa, gerando benefícios para toda a sociedade.

Assim, o Governo Federal decidiu convidar o Sr Caio Mário Paes de Andrade para exercer o Cargo de Presidente da Petrobras. O Sr Caio Paes de Andrade é formado em Comunicação Social pela Universidade Paulista, pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e Mestre em Administração de Empresas pela Duke University.

Portanto, o indicado reúne todos as qualificações para liderar a Companhia a superar os desafios que a presente conjuntura impõe, incrementando o seu capital reputacional, promovendo o continuo aprimoramento administrativo e o crescente desempenho da Empresa, sem descuidar das responsabilidades de governança, ambiental e, especialmente, social da Petrobras.

Por fim, o Governo renova o seu compromisso de respeito a governança da Empresa, mantendo a observância dos preceitos normativos e legais que regem a Petrobras.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]