i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
mercado

Bovespa abre em queda; dólar opera em queda frente ao real

Na semana passada, o Governo tomou medidas para evitar uma queda maior do dólar frente ao real, e o Banco Central entrou várias vezes no mercado comprando moeda. Na sexta-feira, a moeda americana subiu 1,17%

  • PorAgência O Globo
  • 05/03/2012 08:48

O Ibovespa, principal inidcador da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), abriu em queda e às 11h08m operava em queda de 0,50% aos 67.443 pontos. O dólar comercial abriu os negócios em alta nesta segunda-feira, mas inverteu a tendência e passou a operar em queda frente ao real. Por volta de 10h47m, a moeda americana caía 0,17% sendo cotada a R$ 1,729 na venda e R$ 1,727 na compra.

Na semana passada, o Governo tomou medidas para evitar uma queda maior do dólar frente ao real, e o Banco Central entrou várias vezes no mercado comprando moeda. Na sexta-feira, a moeda americana subiu 1,17%.

Nesta segunda, os investidores repercutem a notícia de que a China reduziu a sua meta de crescimento para 7,5% neste ano. É a primeira vez que o governo chinês corta a meta de crescimento após mantê-la ao redor de 8% por sete anos consecutivos. Em 2011, a economia chinesa cresceu 9,2%, após ter se expandido 10,4% em 2010.

Na Europa, as Bolsas operam em baixa. Investidores relizam lucros com ações de bancos, que subiram muito na semana passada, e repercutem a redução da meta de crescimento chinesa.

O FTSE, da Bolsa de Londres, caía 0,47%, o CAC, de Paris, se desvalorizava 0,70%. O DAX, de Frankfurt, cedia 1,09% e o Ibex recuava 1,25%.

Os mercados também analisam dados de vendas no varejo na zona do euro, divulgados nesta manhã. A agência de estatísticas informou que as vendas subiram 0,3% em janeiro. Foi a primeira alta desde agosto de 2011. Em relação a janeiro do ano passado, as vendas permaneceram estáveis.

Também o Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que mede a atividade da indústria e serviços, saiu de 50,4 em janeiro para 49,3 em fevereiro. O número é ruim, já que abaixo do patamar de 50 pontos o indicador sinaliza recessão.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.