• Carregando...

O Ibovespa, principal inidcador da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), abriu em queda e às 11h08m operava em queda de 0,50% aos 67.443 pontos. O dólar comercial abriu os negócios em alta nesta segunda-feira, mas inverteu a tendência e passou a operar em queda frente ao real. Por volta de 10h47m, a moeda americana caía 0,17% sendo cotada a R$ 1,729 na venda e R$ 1,727 na compra.

Na semana passada, o Governo tomou medidas para evitar uma queda maior do dólar frente ao real, e o Banco Central entrou várias vezes no mercado comprando moeda. Na sexta-feira, a moeda americana subiu 1,17%.

Nesta segunda, os investidores repercutem a notícia de que a China reduziu a sua meta de crescimento para 7,5% neste ano. É a primeira vez que o governo chinês corta a meta de crescimento após mantê-la ao redor de 8% por sete anos consecutivos. Em 2011, a economia chinesa cresceu 9,2%, após ter se expandido 10,4% em 2010.

Na Europa, as Bolsas operam em baixa. Investidores relizam lucros com ações de bancos, que subiram muito na semana passada, e repercutem a redução da meta de crescimento chinesa.

O FTSE, da Bolsa de Londres, caía 0,47%, o CAC, de Paris, se desvalorizava 0,70%. O DAX, de Frankfurt, cedia 1,09% e o Ibex recuava 1,25%.

Os mercados também analisam dados de vendas no varejo na zona do euro, divulgados nesta manhã. A agência de estatísticas informou que as vendas subiram 0,3% em janeiro. Foi a primeira alta desde agosto de 2011. Em relação a janeiro do ano passado, as vendas permaneceram estáveis.

Também o Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro, que mede a atividade da indústria e serviços, saiu de 50,4 em janeiro para 49,3 em fevereiro. O número é ruim, já que abaixo do patamar de 50 pontos o indicador sinaliza recessão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]