• Carregando...

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) tem forte queda nesta sexta-feira (24), em meio ao clima negativo que domina o mercado financeiro mundial. Por volta das 13h30, o índice Bovespa - referência para o mercado nacional - mostrava queda de 6,12%, aos 31.749 pontos.

No início do pregão, o índice chegou a recuar mais de 8%, mas reduziu as perdas para 3% com a valorização das ações da Vale, que registraram alta após o anúncio feito na quinta-feira dos lucros da companhia no terceiro trimestre. No entanto, os papéis voltaram a recuar na seqüencia.

O pânico nas principais bolsas mundiais foi detonado com a informação que o Produto Interno Bruto (PIB) da Grã-Bretanha encolheu 0,5% no terceiro trimestre do ano, primeira redução em 16 anos. A economia britânica já registrara um resultado frágil no segundo trimestre, com crescimento zero.

O aumento na perspectiva de recessão foi acompanhado por uma série de novas notícias negativas. Na Espanha, o desemprego atingiu seu pior nível desde 2004, atingindo 11,3% da população adulta do país. Já a Coréia do Sul teve seu nível de crescimento mais baixo desde o segundo trimestre de 2005.

A baixa da Bovespa também é influenciada pela queda no preço do petróleo, o que desvaloriza os papéis da Petrobras, os mais importantes para a composição do índice Ibovespa. Mesmo a notícia que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) decidiu reduzir a produção não evita o recuo nos preços da commodity.

As bolsas de valores desabam em todo o mundo como resultado. Na Europa, por volta das 10h30 (horário de Brasília), a bolsa de Londres caía 7,62%. Em Paris, o indicador CAC-40 despencava 8,43%, enquanto o DAX da Alemanha caía 8,61%. Na Espanha, o Ibex caía 6,93%. A Bolsa de Moscou suspendeu as cotações até terça-feira, depois que os índices RTS e Micex registraram quedas superiores a 13%.

Nos EUA, os indicadores da Bolsa de Nova York também operam no vermelho. Por volta das 11h30, o índice industrial Dow Jones, referência em Nova York, caía 5,25%, enquanto o termômetro tecnológico Nasdaq recuava 5,39% e o S&P perdia 5,43%. Na Ásia, as principais bolsas da região também encerraram as negociações com grandes perdas. O pior desempenho foi registrado em Seul, na Coréia do Sul, onde o Kospi mostrou prejuízo de 10,57%. No Japão, o índice Nikkei despencou ao encerrar o pregão com perdas de 9,59%. Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 8,30%.

Terceiro recuo seguido

Na quinta-feira, a Bovespa registrou sua terceira queda consecutiva. O Ibovespa apontou uma desvalorização de 3,57%, fechando aos 33.818 pontos, menor patamar da bolsa desde junho de 2006.

Em um pregão instável, as cotações da bolsa mostraram grande volatilidade: ao longo da sessão, os papéis chegaram a alternar baixa superior a 6% e alta de quase 2%. O giro financeiro ficou na casa de R$ 4,3 bilhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]