• Carregando...

A tendência de valorização se manteve na bolsa paulista nesta terça-feira (13), movimento sustentado pelo contínuo ingresso de recursos internacionais, num dia de alta das commodities. O índice Ibovespa, referência para o mercado nacional, fechou o dia em alta de 0,90%, para 64.645 pontos, maior patamar desde junho de 2008.

No ano, o ganho do índice-referência para o país é superior a 72%, enquanto a valorização no mês de outubro já soma 5,08%. O volume financeiro negociado no dia foi de R$ 5,27 bilhões, em conformidade com a média diária para o mercado brasileiro nas últimas semanas.

O avanço das commodities deu lastro às ordens de compra para ações da Petrobras e de siderúrgicas. Ao mesmo tempo, o permanente otimismo de investidores com a economia doméstica continuou elevando os papéis de empresas ligadas ao mercado doméstico, como construtoras e varejistas.

Os destaques do mercado brasileiro, porém, foram as ações de construtoras. A Gafisa subiu quase 9% nesta terça-feira, enquanto a Cyrela apontou valorização de 6,6% e Rossi Residencial teve avanço de mais de 5%.

Outros mercados

Diante dessa combinação, o Ibovespa descolou de Wall Street, onde a reação ao resultado trimestral decepcionante da Johnson & Johnson fez os índices consumirem os leves ganhos obtidos na véspera, dia em que um feriado nacional deixou a Bovespa fechada.

Segundo dados preliminares, o índice Dow Jones Industrial, referência para o mercado de Wall Street, caiu 0,15%, para 9.871,06 pontos, enquanto o indicador Standard & Poor's 500 perdeu 0,28% e o pregão eletrônico Nasdaq subiu 0,04%.

O índice FTSEurofirst 300, referência para o mercado do continente, caiu 0,89%, a 996 pontos. O indicador, que despencou 45% no ano passado, acumula alta de 20% em 2009 e já avançou 54% desde que atingiu recorde de baixa, em março deste ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]