• Carregando...

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou em alta nesta quinta-feira e bateu novo recorde, depois que dados atenuaram preocupações sobre juros mais altos nos Estados Unidos e o rendimento dos bônus norte-americanos manteve-se abaixo das máximas em cinco anos.

O principal indicador da bolsa paulista avançou 1,36 por cento, para 53.712 pontos, perto da máxima do dia. Nos EUA, as bolsas também subiram, com o Dow Jones exibindo ganho de 0,53 por cento.

No Brasil, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) reforçou a aposta do mercado em novo corte de 0,50 ponto da Selic na próxima reunião, mantendo o otimismo de investidores em relação ao mercado acionário.

A sexta-feira reserva uma agenda cheia, incluindo inflação no varejo e produção industrial nos EUA, além de comentários do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke. Os dados devem dar mais ferramentas para o mercado atualizar suas apostas em relação ao rumo do juro norte-americano.

Recentemente, as previsões mudaram de corte para manutenção do juro em 2007 em 5,25 por cento ao ano.

A inflação no varejo geralmente recebe mais atenção do mercado pois tem impacto mais direto na economia e pode afetar os gastos do consumidor.

"Não acho que o PPI (inflação no atacado) tenha muito impacto no Fed e na perspectiva de inflação", comentou Nick Bennenbroek, estrategista da Wells Fargo, em Nova York.

Sabesp sobe forte

As ações da Sabesp dispararam 7,16 por cento, a 41,47 reais, maior alta do Ibovespa, depois de a empresa explicar a analistas o motivo de um aumento do plano de gastos.

"A Sabesp passou algumas mensagens positivas, especialmente no que diz respeito a uma maior alavancagem para enfrentar o plano (de investimento 2007-2010) e diversas medidas de corte de custos", afirmou o UBS Pactual em relatório, lembrando que o papel recuou quase 10 por cento desde o anúncio de aumento dos investimentos.

"Essa foi a primeira vez em anos que a empresa mencionou qualquer coisa sobre iniciativas de redução de custos e acreditamos que os investidores não consideram isso em sua precificação."

Enquanto isso, o Credit Suisse elevou a recomendação da empresa de "neutro" para "outperform" (acima da média do mercado).

Gerdau Metalúrgica ficou com a segunda maior alta do Ibovespa, de 4,88 por cento, a 64,68 reais, depois que o UBS Pactual iniciou a cobertura do papel com recomendação de compra e preço-alvo de 87 reais.

Pão de Açúcar ficou com a terceira maior valorização, de 4,75 por cento, a 75 reais, após o anúncio das vendas em maio. "O desempenho foi bom, mesmo considerando a fraca base de comparação de maio de 2006", afirmaram os analistas Marcio Kawassaki e Juliana Rozenbaum, do Unibanco.

"Não vemos mais deflação dos preços de alimentos, como víamos no ano passado, e a tendência progressiva nos números de vendas parece bastante sustentável e promissora."

As vendas líquidas do grupo Pão de Açúcar cresceram 8,1 por cento em relação ao ano anterior, enquanto as vendas em mesmas lojas avançaram 6,5 por cento no período.

O volume financeiro da Bovespa foi de 4,5 bilhões de reais, acima da média diária do ano de 3,8 bilhões de reais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]