• Carregando...
Entenda a crise, suas conseqüências e as previsões para o futuro do mercado financeiro |
Entenda a crise, suas conseqüências e as previsões para o futuro do mercado financeiro| Foto:

Congresso dos EUA anuncia acordo sobre pacote de resgate financeiro

O líder democrata Cristopher Dodd, presidente Comissão Bancária do Senado, afirmou no início da tarde desta quinta-feira (25) que democratas e republicanos já alcançaram um acordo sobre os princípios do plano que o governo negocia com o Congresso norte-americano

Leia a matéria completa

A proximidade da aprovação legislativa ao megapacote de salvamento do setor financeiro nos Estados Unidos avivou as esperanças de estancamento da crise, conduzindo a Bolsa de Valores de São Paulo para forte alta nesta quinta-feira.

O Ibovespa, índice com as 66 ações de maior liquidez, disparou 3,98 por cento, para 51.828 pontos. O giro financeiro do pregão totalizou 5,23 bilhões de reais.

Segundo profissionais do mercado, os investidores já estão dando como certo o aval dos congressistas ao pacote de 700 bilhões do Tesouro para recomprar títulos das instituições atingidas pela crise de crédito nos Estados Unidos.

No final da tarde, alguns parlamentares até já davam alguns diretrizes gerais de como o plano pode ser implementado, o que levou os principais índices de Wall Street para altas próximas de 2 por cento.

"Está se consolidando a idéia de que o plano tem que ser aprovado. Ninguém vai querer arcar com o ônus da inação", disse André Simões, gestor de fundos do Modal Asset Management.

Na Bovespa, Petrobras, que já havia sustentado a valorização do Ibovespa na quarta-feira, antes de a companhia confirmar a descoberta de uma nova reserva gigante de petróleo e gás na bacia do Rio de Janeiro, subiu mais 4,5 por cento, para 36,05 reais.

A recuperação dos preços das commodities também patrocinou uma esticada nas ações de mineração e siderurgia. Vale teve incremento de 4,9 por cento, para 35,82 reais. Gerdau Metalúrgica avançou 4,94 por cento, para 33,17 reais.

BM&F Bovespa deu um salto de 5,76 por cento, fechando o dia a 8,99 reais, depois de o grupo anunciar um programa de recompra de 71 milhões de ações, equivalente a 3,5 por cento do capital.

Relatórios otimistas de bancos estrangeiros sobre companhias domésticas contribuíram para intensificar a tendência compradora de ações. Na construção civil, alvo dos comentários do Santander, o destaque foi Gafisa, subindo 5,2 por cento, para 24,20 reais.

Dentre as teles que o Morgan Stanley elegeu como as mais indicadas dentro do atual quadro de crise financeira, a que mais capitalizou o ânimo dos investidores foi Telesp, com valorização de 5,1 por cento, para 43,64 reais.

Uma das poucas quedas da sessão foi Sadia, que recuou 2 por cento, a 9,30 reais. Após o fechamento do pregão, a empresa alimentícia informou que a crise financeira levou a companhia a incorrer em perdas de 760 milhões de reais, por ter tido que liquidar operações de câmbio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]