i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Mercado

Bovespa tem maior alta em 1 mês por ânimo com BCE

O Ibovespa avançou 2,56 por cento, a 58.321 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 7,3 bilhões de reais

  • PorReuters
  • 06/09/2012 17:48

O principal índice brasileiro de ações teve a maior alta em um mês nesta quinta-feira (6), com investidores reagindo bem ao anúncio de um programa agressivo de compra de títulos pelo Banco Central Europeu (BCE) para conter a crise da dívida da região. O Ibovespa avançou 2,56 por cento, a 58.321 pontos. Apenas dez dos 69 ativos que compõem o índice fecharam no vermelho. O giro financeiro do pregão foi de 7,3 bilhões de reais, ligeiramente acima do giro médio diário de 2012.

Investidores voltaram às compras depois que o presidente do BCE, Mario Draghi, correspondeu às expectativas do mercado ao anunciar o lançamento de um plano de compra de títulos soberanos ilimitado, que poderia ajudar a reduzir os custos de empréstimos de países como Espanha e Itália.

"Não é a redenção da crise, mas certamente está na direção correta", disse o sócio da Órama Investimentos, Álvaro Bandeira, no Rio de Janeiro. "Draghi fez o que o mercado esperava, da melhor forma possível, e as bolsas comemoram com fortes altas."

Em Wall Street, o índice Dow Jones subiu 1,87 por cento. Mais cedo, o principal índice europeu de ações fechou em alta de 2,36 por cento.

Dados favoráveis da economia norte-americana, como a geração de emprego no setor privado acima do esperado em agosto, também contribuíram para o bom humor dos investidores, segundo operadores.

"Estamos vendo uma euforia momentânea, mas precisamos ter uma sequência de notícias boas para a bolsa realmente firmar uma tendência de recuperação", disse o economista-chefe da corretora Souza Barros, Clodoir Vieira.

Para a semana que vem, os mercados aguardam a reunião do Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, à espera do anúncio de novas medidas de estímulo à recuperação do país. Na cena doméstica, as produtoras de commodities ajudaram a impulsionar o Ibovespa, com a preferencial da mineradora Vale subiu 4,7 por cento, a 34,09 reais.

O papel esboçava recuperação após ter caído cerca de 20 por cento nos últimos dois meses, pressionado pela queda dos preços de minério de ferro diante da desaceleração da demanda chinesa.

Ainda entre as blue chips, a preferencial da Petrobras subiu 1,99 por cento, a 21,00 reais, enquanto a ordinária da OGX subiu 2,76 por cento, a 6,33 reais.

Dentre as principais altas do índice, a MRV Engenharia saltou 5,5 por cento, a 11,70 reais, após a construtora e incorporadora ter informado que obteve liminar para sair do cadastro de trabalho escravo do Ministério do Trabalho.

Em sentido oposto, a operadora logística ALL teve queda de 1,44 por cento, a 8,89 reais. Nesta tarde, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que o teto tarifário das ferrovias cairá, em média, 25 por cento, como parte da primeira revisão de tarifas de concessionárias do setor.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.