• Carregando...

Após uma tentativa fracassada de participar da recente consolidação no ramo de seguros, o Bradesco fechou acordo para assumir 43,5 por cento da OdontoPrev e compartilhar o controle da empresa de planos odontológicos com seu fundador e presidente.

Reagindo ao anúncio, as ações da OdontoPrev disparavam na Bovespa, com valorização de 30,49 por cento, a 49 reais, às 13h38. Na máxima até esse horário, os papéis chegaram a apresentar alta de quase 40 por cento.

As ações do Bradesco tinham ganho de 0,60 por cento, a 36,88 reais, enquanto o Ibovespa marcava oscilação positiva de 0,78 por cento.

Segundo fato relevante desta segunda-feira, a Bradesco Dental será incorporada pela OdontoPrev e em troca o banco receberá ações da companhia.

A empresa combinada nascerá com 3,9 milhões de clientes, sendo 2,6 milhões da OdontoPrev e 1,3 milhão da Bradesco Dental, e com receita líquida anualizada de 533 milhões de reais.

Além disso, a Bradesco Saúde e o sócio-fundador da OdontoPrev, Randal Luiz Zanetti, que também preside a companhia, celebraram acordo de acionistas, já que passarão a deter, em conjunto, 51,06 por cento do capital da OdontoPrev.

O Bradesco vinha indicando que não tinha vocação para ser sócio minoritário no ramo de seguros.

No final de agosto, o Itaú Unibanco assinou acordo para ficar com 30 por cento da Porto Seguro. Como pagamento, o maior banco privado do país cedeu seus ativos e passivos de seguros residenciais e automóveis.

Dias antes do anúncio dessa associação, Bradesco e Porto Seguro informaram sobre o fim das conversas para uma parceria.

No início de outubro, foi a vez de o Banco do Brasil revelar uma aguardada reorganização de seus negócios de seguros, incluindo uma parceria com a espanhola Mapfre e proposta de compra da participação da Sul América na Brasilveículos.

Distribuição via Bradesco

Depois da incorporação da Bradesco Dental pela OdontoPrev, que depende de autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a empresa fará acordo operacional com o banco para distribuição de seus planos na rede da instituição financeira.

"A associação das duas companhias deve proporcionar ganhos de escala e de sinergia com combinação das melhores práticas de gestão de sinistros e, principalmente, pela combinação das plataformas comerciais e do acesso aos canais de distribuição do Banco Bradesco", segundo fato relevante. O valor esperado de economias de custos não foi revelado.

Pelo novo acordo de acionistas firmado entre Bradesco e o fundador da OdontoPrev, o banco indicará três de oito membros do Conselho de Administração, incluindo seu presidente. Zanetti permanecerá na presidência-executiva da companhia.

Na semana passada, em entrevista durante a feira de telecomunicações Futurecom, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, disse a jornalistas que o banco estava confortável com sua posição no ramo de seguros, em meio à consolidação na indústria.

"O seguro é uma indústria que se fundamenta nos grandes números, porque o risco atuarial é minimizado quando você tem escala. E nós temos escala, com 26 milhões de portadores de apólices", disse Trabuco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]