Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
economia brasileira

Brasil conseguiu pela 1ª vez reduzir juros em uma crise, diz Meirelles

Presidente do BC comentou elevação dos juros anunciada na véspera. Segundo ele, decisão é "exemplo de política contracíclica"

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta quinta-feira (10) que, pela "primeira vez, o país conseguiu dispor de uma política contracíclica e reduzir juros em um período de crise financeira".

Meirelles, que participou do III Fórum Brasil-Estados Unidos, na sede da Fecomercio, em São Paulo, comentou a decisão do BC de elevar os juros em 0,75 ponto, anunciada na véspera.

"Às vezes nos esquecemos que em anos anteriores, quando a economia estava contraindo, entrando em um processo recessivo, o BC tinha subido em vez de baixar os juros. Em 99, os juros foram para 45% ao ano. O que fizemos ontem é exemplo de uma política contracíclica", disse Meirelles, referindo-se à política adotada pelo governo de reduzir juros durante a a crise. "Baixamos a Selic durante a crise e, antes de sofrer com a falta de provisão, subimos os juros", afirmou.

Copom confirma expectativa e sobe taxa de juros para 10,25% ao ano Veja a repercussão sobre o aumento dos juros anunciado pelo Copom Segundo presidente do BC, o país está mais preparado para enfrentar crises. "Trabalhamos e nos preparamos para o pior, mas sempre torcemos pelo melhor", afirmou.

"Não sabemos quais serão as implicações dessa crise, mas estamos fortalecidos e preparados".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.