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O aumento na oferta de modelos mais baratos e o incremento no volume de planos de financiamento de varejistas devem impulsionar as vendas de computadores até o Natal, quando pelo menos dois milhões de novos computadores (desktops) e notebooks devem ser adquiridos por brasileiros. Foi o que estimou a consultoria IDC Brasil, em dados divulgados nesta sexta-feira.

De acordo com a IDC, em 2006 a estimativa é que sejam comercializados 7,1 milhões de PCs e 3,2 milhões de impressoras no Brasil. Os terminais de computadores domésticos (desktop) lideram a preferência dos consumidores. De janeiro a outubro deste ano já foram vendidas 4,6 milhões de unidades de desktops, contra 363 mil notebooks comercializados no mesmo período.

- Em 2005 foi o Natal do DVD, tendo em conta a grande demanda por estes aparelhos. Mas as apostas agora são para que tenhamos neste ano o Natal do PC, com o consumidor diluindo suavemente suas compras em planos de financiamento de 12 ou 24 vezes - afirmou Reinaldo Sakis, analista sênior de PCs e monitores da consultoria, em comunicado.

Ainda segundo a consultoria, apesar de os consumidores brasileiros terem demonstrado aumento na preferência por PCs de fabricantes oficiais, o país deve encerrar o ano com um índice de pirataria de 50% das vendas de computadores - pouco abaixo dos 60% estimados em 2005.

Outros equipamentos que devem seguir o mesmo ritmo de vendas neste fim de ano são as impressoras. Impulsionadas pelas compras de PCs, a estimativa é de que sejam vendidas 2,8 milhões de unidades de modelos jatos de tinta até o final de 2006. Ainda segundo a IDC, as impressoras multifuncionais (que unem recursos de fax, copiadora e impressora) devem superar os modelos tradicionais em volumes de vendas pela primeira vez na história da indústria no país.

- A disputa entre os fabricantes está bem acirrada, o que reverte em benefícios para os usuários - explicou Luciano Crippa, analista de mercado da IDC Brasil.

Segundo Crippa, os preços atrativos e os avanços tecnológicos são os principais alavancadores de vendas, além da demanda dos usuários de câmeras digitais por equipamentos de impressão fotográfica.

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