Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
recessão técnica

Brasil entrou em recessão, mas já se recupera

Segundo Miguel Jorge, os números do Cadastro Geral de Emprego do Ministério do Trabalho de abril que aponta os dados do emprego com carteira assinada mostram que "começa a haver uma recuperação, mas ainda lenta"

A economia brasileira entrou em recessão técnica no primeiro trimestre do ano, mas dados de alguns setores e números do emprego formal de abril já sinalizam recuperação, afirmou o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, nesta terça-feira.

"Pelos números, a recessão técnica aconteceu, porque dois trimestres consecutivos (de retração), em termos econômicos, é uma recessão técnica", afirmou Miguel Jorge a jornalistas ao chegar ao Congresso, onde participaria de audiência pública.

"Mas nossa recessão é muito mais branda do que a de alguns países, que estão em uma situação muito mais difícil."

Segundo Miguel Jorge, os números do Cadastro Geral de Emprego do Ministério do Trabalho de abril --que aponta os dados do emprego com carteira assinada-- mostram que "começa a haver uma recuperação, mas ainda lenta".

O Caged revelou três meses seguidos de queda no emprego formal do país entre novembro e janeiro. Em fevereiro e março houve criação de vagas, mas o dado acumulado no trimestre ainda ficou negativo em 58 mil vagas. O dado de abril ainda não foi divulgado.

Alguns setores da economia "começam a mostrar que a recuperação pode não ser uma bolha", disse o ministro, sem dar detalhes.

Miguel Jorge reiterou, ainda, ser contrário à renovação da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados para automóvel, que vence em junho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.