• Carregando...

A Braskem, maior petroquímica das Américas, encerrou o quarto trimestre de 2011 com um prejuízo líquido de 201 milhões de reais, revertendo lucro de 356 milhões obtido no mesmo período do ano anterior, em meio a um menor volume de vendas e aumento de custos com matérias-primas.

Segundo a companhia, a combinação, gerada em um momento de desaceleração da economia brasileira, acabou anulando efeito de aumento de preços. Assim, a geração de caixa da empresa caiu.

A Braskem apurou um lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de 718 milhões de reais de outubro a dezembro, queda de 33 por cento sobre obtida um ano antes. Em dólares, o recuo foi de 37 por cento.

A receita líquida da Braskem cresceu 25 por cento no quarto trimestre na comparação anual, para 8,7 bilhões de reais, mas os custos dos produtos vendidos no período dispararam 39 por cento, a 8,01 bilhões.

No último trimestre do ano passado, a taxa de operação dos crackers da Braskem foi de 80 por cento, "refletindo a parada programada de Triunfo e a antecipação de uma parada na Bahia, em resposta à queda do consumo global".

Para 2012, a Braskem espera investir 1,7 bilhão de reais, queda ante os 2,1 bilhões de reais de 2011. Segundo a petroquímica, 40 por cento serão direcionados a projetos de aumento de capacidade e 20 por cento para paradas programadas de manutenção.

Apesar do prejuízo trimestral, às 10h50, as ações da Braskem exibiam valorização de 0,84 por cento, a 15,57 reais, contra variação positiva de 0,49 por cento do Ibovespa.

A companhia informou ainda que a captura de sinergias decorrente da aquisição da Quattor totalizou 400 milhões de reais, 6 por cento acima do previsto. "Para 2012, espera-se a captura integral dos 495 milhões de reais em Ebitda anual e recorrente".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]