Presidente da chinesa Huawei fala sobre 5G
Presidente da chinesa Huawei fala sobre 5G| Foto: Bigstock

O presidente da Huawei no Brasil, Sun Baocheng, afirmou que os brasileiros podem pagar mais caro pelo 5G com o banimento da empresa. O presidente Jair Bolsonaro tem alinhamento com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na disputa global. A chinesa é a principal fornecedora das operadores no Brasil. Em entrevista à Folha de S.Paulo publicada nesta segunda-feira (19), Baocheng diz que vê três pontos negativos o banimento se confirmar.

"O primeiro é que vai demorar a transformação digital do Brasil. O segundo é que vai aumentar os custos dos operadores e o terceiro é que os custos dos operadores vão ser transferidos para os consumidores. Os brasileiros vão pagar um preço mais alto pelos serviços [de 5G]. Acho que qualquer tipo de banimento contra a Huawei só vai trazer impactos negativos e nenhum ponto positivo", apontou.

Baocheng disse ainda que, sem a Huawei, o 5G no Brasil pode levar mais quatro anos até a troca de equipamentos pelas operadoras. O presidente da empresa no Brasil defendeu uma escolha justa entre as concorrentes. "O Brasil não deve escolher os EUA, nem escolher a China, tem de escolher o caminho de um mercado sem discriminação, livre e justo, porque isso vai beneficiar o país e o povo", disse.