Alexandre Ywata foi subsecretário de Direito Econômico na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME).
Alexandre Ywata foi subsecretário de Direito Econômico na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME).| Foto: IPEA/Divulgação

O governo nomeou Alexandre Ywata como novo secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Ele substitui Daniella Marques, que assumiu oficialmente a presidência da Caixa Econômica Federal na terça-feira (5). O decreto foi publicado nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial.

Alexandre Ywata foi subsecretário de Direito Econômico na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME). Em fevereiro de 2022, assumiu como secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI), que faz parte da estrutura da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade.

De acordo com o Ministério da Economia, Ywata é mestre em estatística pela Universidade de Brasília (UnB) e PhD em estatística pela Northwestern University, instituição situada no estado de Illinois, nos Estado Unidos. Foi professor na Universidade de British Colúmbia, em Vancouver (Canadá); diretor de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais e presidente substituto no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde é servidor de carreira.

O novo secretário especial também foi presidente da Caixa Participações, vice-presidente de Riscos e Controles Internos e vice-presidente de Fundos de Investimentos na Caixa Econômica Federal.