Alta de preços é transitória e autonomia do BC garantirá inflação sob controle, diz Guedes
| Foto: Reprodução/Youtube

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou a autonomia formal do Banco Central vai garantir que a inflação fique sob controle, dentro das metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). "A autonomia tá para garantir que aumento transitório [de preços] não vire aumento generalizado e permanente de preços", disse o ministro em evento virtual promovido pelo Banco Itaú nesta sexta-feira (6). "A independência do BC garante que ao invés de haver uma acomodação generalizada, o Banco Central tenha autonomia para perseguir as metas de inflação", completou.

O projeto de autonomia formal do Banco Central foi aprovado pelo Senado na última terça-feira (2). Falta o aval da Câmara dos Deputados. Porém, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já demonstrou que não tem pressa em pautar o tema. A prioridade de Maia é a reforma tributária.

Para o ministro,o sucesso das políticas emergenciais adotadas na pandemia, que aumentaram o poder de compra das classes mais baixas, criou uma demanda forte por alimentos e materiais de construção, o que levou ao aumento da inflação. Mas esse aumento, diz o ministro, é temporário. "Esses gastos adicionais criaram alta transitória e setorial de preços."