A Anatel autorizou o uso da internet móvel 5G em Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa a partir desta sexta-feira (29).
A Anatel autorizou o uso da internet móvel 5G em Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa a partir desta sexta-feira (29).| Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou nesta quarta-feira (27) que as operadoras poderão ativar suas redes de internet móvel 5G em Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa a partir desta sexta-feira (29). A data foi definida pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) na faixa de 3.625 a 3.700 MHz.

O grupo é composto por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações e de empresas, incluindo as de radiodifusão afetadas pelo projeto. O grupo vai se reunir novamente no dia 10 de agosto, quando os conselheiros avaliarão a liberação do sinal do 5G em outras capitais. O início da operação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre só foi possível após a adaptação de estações receptoras de satélite nessas cidades.

O Gaispi acompanhou testes de coexistência do 5G com satélite, não tendo sido detectadas interferências. Todas as capitais devem estar aptas a receber o 5G até 29 de agosto, informou a Anatel. As três capitais se somam a Brasília, onde o 5G foi ativado em 6 de julho. Desde então, segundo os conselheiros da Anatel, na capital federal a cobertura vem sendo expandida rapidamente, com a otimização da rede seguindo o cronograma que estabelece os prazos máximos para que as empresas instalem novas estações.

Assim como em Brasília, a área atendida nas outras três localidades já autorizadas será ampliada pouco a pouco. "Também é importante o usuário contatar sua operadora para saber se seu aparelho está apto a receber o sinal ou se será necessário trocar o chip ou fazer alguma outra mudança", recomendou o presidente do Gaispi, Moisés Moreira. Com informações da Agência Brasil.