Consumo de energia elétrica, lâmpada e interruptor de luz.
Memorando da Aneel estima o valor médio de aumento na conta de luz em 2022.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que as contas de luz terão uma alta de 21,04% no ano que vem. Todos os anos as contas de luz são reajustadas de acordo com as distribuidoras de energia. A expectativa de aumento da Aneel é baseada nas decisões do governo para garantir o abastecimento de energia elétrica durante a crise hídrica, como o uso de usinas termelétricas. A informação foi divulgada pelo jornal O Globo.

"Nesse contexto, nossas estimativas apontam para um cenário de impacto tarifário médio em 2022 da ordem de 21,04%, quando avaliado todo o universo de custos das distribuidoras e incluídos esses impactos das medidas para enfrentamento da crise hídrica", diz um memorando da agência. O documento foi assinado pela Gestão Tarifária no dia 5 de novembro.

Entre outras medidas, o governo estaria se movimentando para lançar um socorro de até R$ 15 bilhões para aliviar o caixa das distribuidoras na tentativa de evitar um "tarifaço" em 2022. O déficit pode impactar a conta de luz dos consumidores nos próximos anos. Segundo o memorando da Aneel, o déficit de custo acumulado até abril de 2022 deve chegar a RS 13 bilhões. A conta considera a geração de energia por termelétricas, e a arrecadação da bandeira tarifária de escassez hídrica. Além disso, há o impacto do processo "simplificado" para contratação de termelétricas, da alta do dólar e do IGPM no reajuste de contratos.