Incêndio provocou apagão no Amapá
Incêndio provocou apagão no Amapá| Foto: Divulgação/MME

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, afirmou nesta terça-feira (10) que o órgão vai apurar com "todo o rigor" a responsabilidade dos atores envolvidos no episódio que resultou no apagão de praticamente todo o estado do Amapá. "Não descansaremos até que o povo amapaense tenha restabelecida a totalidade dos suprimento, e que todas as providências para apurar as responsabilidades dos atores envolvidos sejam tomadas e tomadas de maneira célere", disse.

Na terça (3), um incêndio na subestação Macapá levou ao desligamento automático da linha de transmissão Laranjal/Macapá e das usinas hidrelétricas de Coaracy Nunes e Ferreira Gomes, o que deixou 14 dos 16 municípios do estado sem energia.

Pepitone explicou também o papel da agência na apuração do ocorrido no Amapá, uma vez que é responsabilidade de Aneel fiscalizar as geradoras, distribuidoras e transmissoras de energia. "Diante de um caso grave como o do Amapá, em que as consequências perduram até hoje, é aberta fiscalização específica para apurar incidentes, e durante apuração a concessionária que explora a linha é notificada para fazer esclarecimentos necessários, respeitando-se princípio do contraditório e da ampla defesa", disse o diretor.