Bandeira verde energia
Anúncio indica que as contas de energia elétrica do próximo mês não terão cobranças adicionais, com pagamento restrito ao consumo.| Foto: Sebastião Moreira/EFE

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que as contas de energia elétrica do mês de maio não terão cobranças tarifárias extras, com a manutenção da bandeira verde. O patamar indica condições favoráveis de geração de energia.

A bandeira é a primeira anunciada pela Aneel para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, que foi retirada em 15 de abril por decisão do Ministério de Minas e Energia. O patamar extraordinário no sistema de bandeiras tarifárias vigorou desde setembro de 2021, com cobrança de R$ 14,20 por 100 quilowatts/hora consumidos para bancar os altos custos de produção de energia em consequência da crise hídrica.

Quando da antecipação da retirada da bandeira escassez hídrica das contas de energia elétrica, o governo afirmou que “o risco de falta de energia foi totalmente afastado” e adiantou que a perspectiva é de vigência da bandeira verde durante os próximos meses, mesmo durante o período seco. Maio será o primeiro mês completo desde janeiro de 2021 em que o brasileiro pagará apenas pelo seu consumo na conta de luz, sem acréscimos motivados por condições desfavoráveis de geração.