Anfavea
Produção de veículos no país deve ter crescimento nas projeções da Anfavea, com expectativa de que o Brasil acompanhe tendência global.| Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) projeta cenário de crescimento moderado do segmento em 2022, com previsão de crescimento de 9,4% na produção e 8,5% nos licenciamentos de veículos. A previsão foi detalhada em coletiva online realizada na manhã desta sexta-feira (7) e leva em conta a perspectiva de que o país acompanhe a tendência global esperada para os próximos anos, com recuperação do segmento após os impactos da crise sanitária da Covid-19.

De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, ainda há fatores que demandam atenção, como inflação, aumento de juros pelos bancos centrais e desemprego, mas a expectativa é de recuperação. O representante das montadores admite que as projeções feitas pela Anfavea não consideraram a possibilidade de novos lockdowns, mas afirma que o setor está atento ao desenvolvimento da variante ômicron, que tem provocado aumento relevante no número de casos em diversos países.

"É uma preocupação, sim, estamos acompanhando. Pode ter sobrecarga nos sistemas de saúde das cidades, estamos vendo cancelamento de eventos, o que impacta no setor de serviços (que é muito importante na economia), aumenta o risco de mais gente afastada das fábricas, [impacto] nos fornecedores. Estamos monitorando diariamente porque a pandemia não terminou e a gente não pode subestimar o impacto dessa nova onda", avalia. Até o momento o setor automotivo brasileiro não registrou impactos diretos relacionados à ômicron, como a interrupção na produção de fornecedores externos que ocorreram em decorrência da delta, em 2021.